Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Saúde e do Esporte

Notícia

02/07/2020-14h30

Laboratório da Udesc Cefid divulga conteúdos para público feminino nas redes sociais

 
Projeto Saúde da Mulher na Quarentena publica informações nas redes sociais - Arte: Reprodução
Uma iniciativa do Laboratório de Saúde da Mulher (Lasam), do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), vem divulgando conteúdos voltados especialmente ao público feminino nas redes sociais.

O projeto "Saúde da Mulher na Quarentena" visa publicar informações sobre a pandemia do novo coronavírus e o isolamento social, entre outras questões. Parte das informações são provenientes de artigos científicos, sobre temas diversos, publicados por alunos, mestrandos e pesquisadores vinculados ao Lasam. 

Os conteúdos são postados semanalmente na conta do Instagram do Lasam.

A iniciativa também divulga, na sua página no Facebook, orientações específicas para mulheres que passaram por tratamento contra o câncer, as quais fazem parte de grupo de risco devido à imunidade baixa, e gestantes. 

Equipe de execução

A atividade mobiliza diversas integrantes da equipe: os conteúdos são elaborados por mestrandas, e as artes são feitas por graduandas em Fisioterapia da Udesc Cefid. Todas as postagens são aprovadas nas reuniões realizadas pelo laboratório às terças-feiras.

Segundo a coordenadora do Lasam, Fabiana Flores Sperandio, a ação busca contribuir para atualização, possível assistência remota e conscientização do público em geral sobre a manutenção da saúde em isolamento social. A proposta é divulgar informações com alto nível de evidência com linguagem clara e adaptada às redes sociais.

Assuntos abordados

"O objetivo é compartilhar orientações práticas sobre cuidados gerais nas atividades de vida diária (rotinas da casa/trabalho) e algumas técnicas de cinesioterapia", explica Fabiana. Outros temas abordados recentemente foram incontinência, linfedema, síndrome da rede axilar, disfunção sexual e posições de aleitamento materno. 

Segundo a docente, a série de conteúdos voltada às mulheres mastectomizadas, gestantes e incontinentes segue um roteiro prévio e inédito, desenvolvido pela equipe do laboratório. 

Comunicação atrativa

Fabiana destaca que a proposta visa manter o contato com os públicos atendidos pelo Lasam durante a pandemia. "Com uma comunicação diversificada, feita graças ao uso de elementos gráficos atrativos e muita originalidade, objetiva-se potencializar e sensibilizar as mulheres no processo de manutenção de sua saúde."

"Outra motivação é estimular a criatividade das acadêmicas que participam do projeto, envolvendo na equipe o propósito do trabalho coletivo junto a uma ação social maior", conclui. 

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail fabiana.sperandio@udesc.br.

Confira ações desenvolvidas pela Udesc no combate à pandemia do novo coronavírus no site udesc.br/coronavirus.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Projeto Saúde da Mulher na Quarentena publica informações nas redes sociais
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h