Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Saúde e do Esporte

Notícia

29/05/2018-18h34

Laboratório de inovação do Ministério da Saúde seleciona projeto de Enfermagem da Udesc Oeste

 
Professoras durante visita in loco - Foto: Divulgação
O projeto "Processos avaliativos de EPS em Santa Catarina", ligado a um programa de extensão do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foi selecionado pelo Laboratório de Inovação em Educação na Saúde, entre mais de 200 projetos de todo o Brasil. 

O laboratório é uma parceira entre o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). O objetivo é conhecer as inovações e as experiências que potencializam a formação e a qualificação dos trabalhadores e profissionais de saúde, melhorando o processo de trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS).

O trabalho de Enfermagem da Udesc Oeste é coordenado pela professora Carine Vendruscolo. A partir de uma matriz avaliativa das ações de educação permanente em SC, a iniciativa faz um acompanhamento da Secretaria do Estado da Saúde para auxiliar na implementação da Política Nacional de Educação Permanente.

Essa ação envolve o Departamento de Educação Permanente do Estado (DEP) e representantes de todas as comissões de integração ensino-serviço (Cies), em torno de cem profissionais da saúde. Por meio de oficinas temáticas, os participantes avaliam e validam a proposta construída pelo grupo de docentes do programa de extensão da universidade. 

Com o nome "Fortalecendo redes de atenção à saúde no município de Chapecó", esse programa está vinculado ao Departamento de Enfermagem da Udesc Oeste, é coordenado pela professora Denise Azambuja Zocche e desenvolve ações que visam a qualificação dos trabalhadores dos serviços de saúde de Chapecó e de SC.

Como foi a seleção

Os projetos encaminhados para o Laboratório de Inovação em Educação na Saúde passaram por análise de representantes da Opas e do Ministério da Saúde. As 31 práticas classificadas para a segunda etapa receberam visita dos representantes da comissão de avaliação e 15 delas foram selecionadas.

Os finalistas receberão certificado de reconhecimento dos projetos, e as experiências serão sistematizadas e publicadas na Série Técnica NavegadorSUS, além de ganhar divulgação nos veículos de comunicação do governo federal e do Portal da Inovação na Gestão do SUS.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h