Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/11/2024-12h56

Laboratórios da Udesc Cefid mostram suas tecnologias em feira de inovação no Oeste

Da dir. para esq.: diretora-geral Suzana, doutorandas Angela e Keyla e mestranda Natália - Foto: Divulgação

Dois laboratórios do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), participaram da Feira Desbravalley, no Parque de Exposições da Efapi, em Chapecó, na última quinta-feira, 31, e apresentaram tecnologias que utilizam em pesquisas e serviços à comunidade.

A feira reuniu mais de 150 empresas, startups e instituições de ensino até domingo, 3, para discutir e divulgar soluções tecnológicas e teve presença maciça de centros da Udesc por meio de articulação feita pela Coordenadoria de Projetos e Inovação (Cipi). A organização do evento envolveu a Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec), o Pollen - Parque Científico Tecnológico e a Prefeitura de Chapecó. 

No caso da Udesc Cefid, estiveram presentes a diretora-geral do centro, professora Suzana Matheus Pereira, e pesquisadoras vinculadas ao Laboratório de Postura e Equilíbrio (Lapeq) e ao Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício (Lape).

Postura e equilíbrio

O Lapeq foi representado na Desbravalley pela mestranda Natália Machado Eduardo e pela doutoranda Angela Jacques Bellini, ambas orientandas do professor Gilmar Moraes Santos no Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFT).

Esse laboratório da Udesc Cefid faz parte do Grupo de Pesquisa em Fisioterapia e se dedica a investigar temas como postura, equilíbrio, força muscular, atividade muscular, análise da marcha, densidade mineral óssea e desempenho funcional.

Coordenada pelo professor Gilmar, a equipe conta com doutorandos, mestrandos, bolsistas de iniciação científica, graduandos e fisioterapeutas voluntários em atividades de avaliação, intervenção e reabilitação de indivíduos com disfunções musculoesqueléticas.

Na feira, as pesquisadoras Natália e Angela fizeram demonstrações da avaliação da marcha com o equipamento GaitRite, passarela sensível à pressão de camada portátil que mede parâmetros temporais e espaciais, incluindo comprimento do passo e da passada, tempo de apoio simples e duplo, tempo de balanço, comprimento do passo/comprimento da perna e velocidade da marcha, bem como reporta identificação de anomalias de marcha.

De acordo com elas, trata-se de um "software robusto" (sistema que protege os dados de forma segura), que "registra e analisa vários ciclos de marcha em uma única caminhada e oferece opções de relatórios e publicação na web para documentar as condições atuais e monitorar a recuperação e a reabilitação".

Além das demonstrações, as integrantes do Lapeq divulgaram, durante o evento, as principais linhas de investigação dos projetos em desenvolvimento no laboratório.

Psicologia do esporte e do exercício

No Lape, ocorrem pesquisas, ensino e extensão dentro das linhas de pesquisa na Psicologia do Esporte e do Exercício, que são: Atividade Física e Saúde; Psicologia do Exercício; Psicologia do Esporte; Desempenho no Esporte; e Qualidade do Ar e Poluição na Saúde e no Esporte. O laboratório também realiza, em menor grau, estudos em epistemologia, inovação e tecnologia.

Com essas pesquisas, o Lape produz conhecimento, presta serviços e atendimento à comunidade e forma estudantes e profissionais nas linhas de pesquisa mencionadas. Seu coordenador é o professor Alexandro Andrade, e sua representante na feira foi a doutoranda Keyla dos Santos, que é orientada pelo docente no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH).

Na Desbravalley, a pesquisadora apresentou três equipamentos do Lape:

 

  • Testo 440: instrumento portátil que mede parâmetros essenciais de qualidade do ar interno, como concentrações de gás carbônico (CO₂), temperatura e umidade relativa. Ele é amplamente utilizado para monitorar ambientes fechados e garantir clima interno saudável e confortável. Com sensores precisos e interface intuitiva, permite que profissionais avaliem as condições de ventilação e identifiquem problemas de má circulação de ar ou excesso de CO₂, indicadores de ambiente inadequado. Isso é importante para garantir bem-estar e produtividade, especialmente em locais que oferecem atendimentos e exercício físico, como academias e clínicas de fisioterapia;
  • DiscMini Testo: dispositivo de medição avançado projetado para detectar e monitorar, em tempo real, as concentrações de partículas ultrafinas (UFPs) no ar, com diâmetro de 10 a 700 nanômetros. Essa tecnologia é especialmente útil em ambientes urbanos e industriais, onde a presença de UFPs pode ser indicador de poluição e risco à saúde. O DiscMini permite medições precisas e portáteis, auxiliando na análise da qualidade do ar e na avaliação de riscos respiratórios, já que as partículas ultrafinas podem penetrar profundamente no sistema respiratório, afetando o bem-estar de pessoas expostas por períodos prolongados;
  • Câmera termográfica FLIR C3: termovisor compacto e portátil, ideal para inspeções rápidas e precisas em diversas aplicações. Com interface intuitiva e tecnologia de imagem térmica, detecta diferenças de temperatura em superfícies. Na área da saúde, tem aplicação valiosa no monitoramento de pacientes, especialmente sobreviventes de câncer de mama, pessoas com fibromialgia e idosos. Para esses pacientes, a termografia auxilia na detecção precoce de alterações vasculares e de temperatura que possam indicar inflamação ou recidiva tumoral, proporcionando acompanhamento não invasivo e complementar; pode ajudar a mapear áreas de dor crônica, identificando padrões de alteração de temperatura que indicam inflamação ou pontos de tensão muscular, apoiando diagnósticos mais precisos e personalizados; e apoia a abordagem multidisciplinar no cuidado aos pacientes.


Entrevistas

A diretora-geral da Udesc Cefid, professora Suzana Pereira, concedeu duas entrevistas ao Podcast Desbravalley durante a feira. A primeira delas ocorreu em 31 de outubro, ao lado do reitor da Udesc, professor José Fernando Fragalli, e do diretor-geral do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), professor Cleuzir da Luz.

Já a segunda entrevista foi realizada no dia seguinte, 1º de novembro, com a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc Oeste, professora Maria Luisa Appendino Nunes Zotti, e o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), professor Álvaro Luiz Mafra.

Confira as entrevistas (a partir do momento 2:36:33 no vídeo 1 e do momento 18:21 no vídeo 2):



Mais informações

Mais informações sobre os laboratórios podem ser obtidas com os coordenadores pelos e-mails gilmar.santos@udesc.bralexandro.andrade@udesc.br.

Novidades da Udesc Cefid também estão disponíveis nas mídias sociais do centro: Instagram, Facebook, X (Twitter), Bluesky e WhatsApp.

Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
WhatsApp: (48) 98801-7729
Telefone: (48) 3664-8637

* Notícia atualizada em 05/11/2024, às 14h12.

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Da dir. para esq.: diretora-geral Suzana, doutorandas Angela e Keyla e mestranda Natália - Foto: Divulgação
  • Da dir. para esq.: mestranda Natália e doutorandas Angela e Keyla
  • Mestranda Natália Eduardo e doutoranda Angela Bellini integram o Lapeq - Foto: Divulgação
  • Doutoranda Keyla dos Santos integra o Lape - Foto: Divulgação
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h