Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

07/04/2020-17h54

Laboratórios da Udesc Laguna viram linha de produção de máscaras contra coronavírus

Centro de ensino tem estrutura para produzir até cem peças de proteção individual por dia - Foto: Divulgação
O Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna, começou a fabricar máscaras de proteção facial, as face shields, usadas por profissionais de saúde que atuam no combate ao novo coronavírus.

A produção da unidade está sendo doada ao Hospital de Laguna e à Secretaria Municipal de Saúde , que têm demanda de 350 equipamentos de proteção.

O primeiro lote, com 40 peças, já foi entregue ao hospital e aprovado pelos profissionais, tanto no quesito de conforto, quanto no quesito de segurança, que leva em conta o afastamento da face e a espessura da máscara.

"Neste momento de emergência, a falta de equipamentos de proteção no mercado põe em risco os profissonais de saúde. Por isso, a agilidade e o apoio da universidade são muito importantes", destaca a diretora-geral da Udesc Laguna, professora Patrícia Sfair Sunye.

Formas de fabricação

Sete servidores estão diretamente envolvidos na fabricação dos itens: a diretora-geral Patrícia, os docentes Alberto Lohmann, Daniel Pedro Willemann, Gabriela Morais PereiraLeandro Silva Leite e Pedro Volkmer de Castilho e o técnico universitário Daniel Vidal Reis. Outros professores da Udesc Laguna também já se disponibilizaram para ajudar.

A equipe adotou duas formas de fabricação para usar todo o potencial disponível no centro. Na primeira, que utiliza impressão 3D, a máscara leva cerca de quatro horas para ficar pronta.

A segunda forma, muito mais rápida, é feita em uma impressora de corte a laser, na qual seis produtos ficam prontos em apenas 25 minutos. Misturando as duas técnicas, a Udesc Laguna tem potencial para montar até cem peças por dia.

Segundo o professor Leite, "o processo por corte a laser é mais produtivo, pois cada chapa de acetato permite a produção de seis face shields. Trata-se de um processo de montagem de peças planificadas 2D, o que exige apenas a ação do laser para o corte da chapa".

A linha de produção foi montada na maqueteria e no laboratório de criação do curso de Arquitetura e Urbanismo. Enquanto parte do grupo opera as impressoras 3D e a máquina de corte a laser, os outros membros fazem a montagem das peças. Foi assim que, já no primeiro dia de produção, a equipe fabricou e entregou 40 face shields para o hospital do município.

A iniciativa do grupo atende à convocação feita pela universidade para que todos os centros que possuem impressoras 3D testassem a fabricação dos equipamentos de proteção.

"Sentimos uma grande movimentação por parte da Udesc para tornar possível a produção", comemora Patrícia, destacando o apoio da professora Cinara Terezinha Menegazzo, do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), de Joinville, que disponibilizou o projeto para as impressoras 3D. Já o projeto para impressão em máquinas de corte a laser foi compartilhado pela empresa Grafis, de Guarapuava (PR).

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail dg.ceres@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
  • Profissionais do Hospital de Laguna utilizando as máscaras feitas pela Udesc Laguna
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h