Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

27/08/2020-19h11

Live nesta sexta explica edital do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Udesc

 

Evento ocorre no canal da Unespar - Foto: Adobe Stock
A equipe organizadora do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede (Profei) realizará, nesta sexta-feira, 28, às 19h, uma live de apresentação do edital do processo seletivo para o curso do Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que aceita inscrições até 4 de setembro.

O evento poderá ser visto ao vivo pelo YouTube. Acesse o canal da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Gratuita e semipresencial, a pós-graduação do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) será ofertada também por outras sete instituições de ensino superior da rede. O ingresso será no segundo semestre de 2020.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site seletivoprofei.uemanet.net. Confira a documentação exigida no edital. A taxa de inscrição tem valor de R$ 100.

Dúvidas sobre o processo seletivo do mestrado profissional em rede devem ser enviadas para o e-mail profei@uemanet.uema.br.  

Formação continuada

A pós-graduação stricto sensu é voltada a portadores de diploma em curso superior e, para inscrever-se, é preciso ser professor em efetivo exercício na educação básica das redes públicas de ensino.

O curso visa "oferecer formação continuada para professores em efetivo exercício na Rede Pública de Ensino da Educação Básica para que aprimorem seu repertório de conhecimentos e saberes, podendo promover o desenvolvimento em contextos educacionais, garantindo uma educação inclusiva, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no País".

São oferecidas 150 vagas, distribuídas entre as instituições associadas, com admissão por meio do exame nacional, sendo nove vagas reservadas às cotas de ações afirmativas "para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e candidatos com deficiência".  

São três linhas de pesquisa:

  • Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
  • Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva
  • Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva

Cronograma

A homologação preliminar da inscrição será divulgada até 10 de setembro e a lista definitiva, em 12 de setembro. A seleção será totalmente online, abrangendo duas etapas eliminatórias e classificatórias: análise da carta de intenções, do projeto de pesquisa e do currículo; e arguição virtual da carta de intenções e do projeto.

O resultado final será divulgado em 17 de outubro, e a matrícula dos aprovados ocorrerá de 19 a 22 de outubro. A previsão de início do curso é 26 de outubro.

A duração máxima do mestrado é de 24 meses, com 32 créditos a serem cumpridos. O curso é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).  

O Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede (Profei) foi aprovado pelo Conselho Universitário (Consuni), da Udesc, por meio da Resolução nº 035/2019, e foi um projeto do "Programa EAD em Rede", da Câmara de EAD da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem).  

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail profei@uemanet.uema.br.    

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 5
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h