Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

13/06/2017-17h16

Mais de mil pessoas participam dos jogos acadêmicos da Udesc em São Bento do Sul

Natação é uma das 16 modalidades da edição de 2017 dos Jogos Internos da Udesc - Foto: Jonas Pôrto
Mais de mil acadêmicos e professores se reunirão a partir desta quarta-feira, 14, em São Bento do Sul para participar da edição de 2017 dos Jogos Internos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Jiudesc).

No primeiro dia da programação, será realizada a abertura no Ginásio Annes Gualberto, no Centro do município, a partir das 19h, após o credenciamento dos atletas com a comissão organizadora.

O evento seguirá até domingo, 18, com as disputas de 16 modalidades: atletismo, basquetebol, basquetebol 3x3, futebol de campo (masculino), futebol society, futevôlei, futsal, games, handebol, judô, natação, tênis de campo, tênis de mesa, voleibol de praia, voleibol e xadrez.

Já as premiações estão marcadas para os dias 16 e 18. Durante todo o evento, os atletas terão à disposição um ponto de atendimento fisioterapêutico e serão auxiliados em quadra pela equipe de Fisioterapia do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid).

Conforme especificado no regulamento geral, cada modalidade será disputada em um local diferente, mas todas as equipes ficarão alojadas no Centro de Educação Profissional (Cedup), no Bairro Brasília.

Desafio das atléticas e engajamento social

A edição deste ano também contará com o Desafio das Atléticas, com o objetivo de comemorar os 15 anos do Jiudesc. As equipes poderão receber pontos em cinco categorias: melhor vídeo de divulgação dos jogos; desfile de mascotes; desafio de baterias; melhor torcida; disciplina e fair play.

Além de promover a integração entre os participantes e estimular a prática de esporte, o Jiudesc tem um engajamento social, já que os estudantes arrecadaram donativos para a Secretaria de Assistência Social de São Bento do Sul distribuir a famílias em situação de vulnerabilidade social.

Nesta edição, foram coletados 700 kg de alimentos e 650 unidades de materiais de higiene e limpeza, como papel higiênico, sabonete, xampu e detergente.

Participantes na expectativa

Para Natalia Feltz, acadêmica de Geografia e presidente da atlética do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), a participação será especial. "É meu último Jiudesc. Me formo no final do ano e, como sou presidente da atlética, estou bem envolvida com todos os preparativos desde o início, junto à Coordenadoria de Eventos da Udesc e às outras atléticas", diz.

A estudante Valentina Groth Becker, da atlética do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), é caloura de Ciências Econômicas e participará pela primeira vez. Além de obter bons resultados para o centro, ela espera o entrosamento com outras pessoas. "Os integrantes da atlética sempre comentam que é um dos melhores eventos da Udesc, que deixa muitas memórias, e todo mundo se diverte muito."

Outra aluna que participará do evento pela primeira vez é Mariana Vitória da Silva Penha, que está cursando a quinta fase de Moda no Centro de Artes (Ceart). A acadêmica espera a integração com os outros cursos e destacou a união do centro. "Durante a preparação para os jogos, acabei conhecendo muita gente que ainda não conhecia", conta.

Integração e parceria com atléticas

Segundo a coordenadora de Eventos da Udesc, Josiele Alves, o Jiudesc busca integrar todos os centros da universidade por meio do esporte. A coordenadora elogiou a parceria entre a instituição e as atléticas.

"Até o ano passado, não tínhamos esse contato direto. Este é o primeiro ano em que a gente está tendo uma participação bastante ativa das atléticas. Eles estão, desde a primeira reunião, nos ajudando e dando dicas."

Josiele também destaca que o Jiudesc revela atletas para compor as equipes da instituição em competições como os Jogos Universitários Catarinenses (JUCs), marcados para julho, em Chapecó.

Mais informações podem ser obtidas com a Coordenadoria de Eventos (Ceven), da Udesc, pelos telefones (48) 3664-8031, 8142 e 8145, das 13h às 19h, e pelo e-mail ceven.reitoria@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h