Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

30/08/2017-19h47

MEC altera início de prazo para participantes do Enade 2017 responderem questionário

Mais de mil alunos concluintes de 27 cursos da Udesc farão exame nacional neste ano - Foto: Jonas Pôrto
Nesta terça-feira, 29, o Ministério da Educação (MEC) alterou dois prazos do cronograma do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) deste ano.

Um deles é o período para os participantes preencherem o Questionário do Estudante, que começaria em 28 de agosto e agora iniciará na próxima segunda-feira, 4. A outra mudança é no prazo para solicitar atendimento pelo nome social, que ficará aberto entre 11 e 15 de setembro. 

De acordo com o comunicado do MEC, o cronograma precisou ser modificado devido a alterações na base de dados dos inscritos para o Enade 2017.

Preenchimento obrigatório

As respostas do Questionário do Estudante são obrigatórias e buscam subsidiar a construção do perfil socioeconômico do acadêmico e obter dados do seu processo de formação universitária.

O preenchimento deve ser feito até 26 de novembro, que é a mesma data da prova. A partir de 13 de novembro, o aluno concluinte habilitado a participar do Enade 2017 poderá conferir seu local de prova, além do Cartão de Informações do Estudante.

O concluinte que não responder o Questionário do Estudante ficará em situação irregular junto ao exame.

Mais de mil alunos da Udesc inscritos

Mais de mil alunos concluintes de 27 cursos de graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) farão o Enade 2017. O resultado do exame do MEC é um dos principais componentes para o cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior do País.

Devem participar todos os acadêmicos de graduação da Udesc que têm expectativa de conclusão de curso até julho de 2018 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso.

A lista dos participantes é definida pelo Sistema de Gestão Acadêmica (Siga). Quem não fizer a prova não poderá colar grau, pois o exame é um componente curricular.

Os estudantes com dúvidas podem procurar a chefia de departamento do seu curso. É possível saber tudo sobre a prova no Guia do Enade.

Os acadêmicos habilitados para o exame, independentemente de estarem com a matrícula trancada, deverão ser inscritos e realizar todas as etapas previstas no Enade.

Cursos participantes deste ano

  1. Engenharia Ambiental
  2. Engenharia Florestal
  3. Ciência da Computação
  4. Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  5. Engenharia Civil
  6. Engenharia Elétrica
  7. Engenharia Mecânica
  8. Engenharia de Produção e Sistemas
  9. Física (Licenciatura)
  10. Matemática (Licenciatura)
  11. Química (Licenciatura)
  12. Pedagogia a Distância (Licenciatura)
  13. Artes Visuais (Licenciatura)
  14. Música (Licenciatura)
  15. Sistemas de Informação (Ibirama)
  16. Sistemas de Informação (São Bento do Sul)
  17. Engenharia Sanitária
  18. Educação Física (Licenciatura)
  19. Engenharia de Alimentos
  20. Engenharia de Produção - Habilitação em Mecânica
  21. Arquitetura e Urbanismo
  22. Engenharia de Petróleo
  23. Geografia (Bacharelado)
  24. Geografia (Licenciatura)
  25. História (Bacharelado)
  26. História (Licenciatura)
  27. Pedagogia (Licenciatura)

Formato da prova

No Enade, os estudantes responderão dez questões de formação geral e 30 questões específicas de cada curso. A pró-reitora de Ensino da Udesc, Soraia Tonon da Luz, explica que, para fazer a prova, os acadêmicos precisam saber interpretar os textos.

"O Enade trabalha questões de formação geral, mas também de gênero, multiculturalidade, política, economia, direitos humanos. Mesmo que o aluno faça um curso de Fisioterapia ou Administração, precisa saber o que está acontecendo no País e no mundo e como pode contribuir", diz.

Mais informações podem ser obtidas com a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) pelo telefone (48) 3664-8129 e pelo e-mail proen.reitoria@udesc.br, além da página da Udesc sobre o Enade.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 3
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h