E-book foi criado por Silvana Nogueira no Mestrado
Profissional em Educação Inclusiva - Arte: Divulg.
Uma mestranda em Educação Inclusiva da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) produziu, como parte de sua pesquisa na pós-graduação, um guia prático para professores com estratégias e recursos para a inclusão de estudantes autistas. A obra está disponível gratuitamente em formato digital.
Acesse o e-book.
Elaborado por Silvana Aparecida Nogueira, a obra “Guia Prático para Professores: Estratégias e Recursos para Inclusão de Estudantes Autistas” foi desenvolvido em sua pesquisa no
Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei), no Centro de Educação a Distância (Cead).
Silvana realizou sua banca de defesa em outubro do ano passado. Sua dissertação, "Atendimento educacional especializado para estudantes autistas nas escolas públicas da rede municipal de Tubarão (SC), foi orientada pela professora Cléia Demétrio Pereira, na linha de pesquisa Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
Práticas pedagógicas
Conforme a autora, o guia foi elaborado "com o propósito de apoiar educadores no desenvolvimento de práticas pedagógicas que promovam a inclusão de estudantes autistas no ambiente escolar".
Com 35 páginas, a obra aborda aspectos como a compreensão das características do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e estratégias para promover a comunicação e interação social, além de dicas para criar ambientes de aprendizagem adequados às necessidades individuais.
"É um guia prático baseado em experiências pedagógicas, que pode subsidiar as relações de aprendizagens e mediações dos profissionais envolvidos na educação, com o compromisso de uma escola mais inclusiva e equitativa", destaca Silvana.
O produto educacional da mestra inclui também uma versão em áudio-book.
Clique para ouvir.
A professora Cléia Demétrio Pereira, que orientou a pesquisa, é coautora da publicação, que também teve participação do designer Yan Rech Effiting, da consultora educacional Gabriela Cristina Martins Demetrio e da narradora/locutora Laudicéia Martins Ferreira.
A iniciativa teve apoio do
Laboratório de Direitos Humanos (LabDH).
Sobre a autora
Silvana tem dupla graduação, em Licenciatura em Pedagogia e em Licenciatura em Educação Especial. Atua como professora na Escola Municipal de Educação Básica João Paulo I, em Tubarão.
Na Udesc Cead, ela faz parte do Grupo de Extensão, Pesquisa e Ensino: Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade (Gepe: DHCD). A acadêmica fez parte da
segunda turma do Profei na Udesc Cead.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8454