Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/02/2021-11h55

Mestrado em Fisioterapia da Udesc Cefid chega à marca de 150 defesas de dissertação

Estudo realizado na Udesc Cefid fala da estimulação transcraniana por corrente contínua - Foto: Freepik
Na próxima quinta-feira, 25, o Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFT), do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), alcançará a marca de 150 defesas de dissertação de mestrado. A banca pública ocorrerá às 9h, por via videoconferência, pela plataforma Microsoft Teams. Acesse o link de transmissão.

No evento, o acadêmico Nicolas Alexsander Militão de Mello Machado Pereira defenderá o estudo "Efeitos da estimulação transcraniana por corrente contínua (TDCS) sobre a Neuroplasticidade do Córtex Motor de Roedores".

O trabalho foi orientado pelo professor Jocemar Ilha. Também integram a banca as docentes Katia Katarina do Monte Silva Machado, Alessandra Swarowsky e Anelise Sonza.

Sobre o estudo

A dissertação de Nicolas visou mapear as principais configurações de TDCS e os parâmetros usados nas pesquisas realizadas em córtex motor de modelos de roedores. 

Utilizado para tratar diversas patologias neurológicas e melhorar funções motoras, o TDCS é estudado desde 1998, e muitas metodologias seguem sendo avaliadas para verificar efeitos de diferentes parâmetros.   

Como conclusão, o estudo apontou que a função do córtex motor pode ser modulada mesmo com apenas uma sessão de TDCS e que mudanças estruturais são alcançadas com um número maior de sessões. 

Sobre o programa

O PPGFT tem como objetivo a formação de recursos humanos qualificados para atuar com ensino, pesquisa e extensão na área de Fisioterapia, capacitando o indivíduo para uma atuação crítica no desenvolvimento de pesquisas científicas de alta relevância, bem como para interferir proativamente em políticas institucionais. 

Na última segunda-feira, 15, o programa divulgou o resultado final da seleção para turma de mestrado com ingresso no primeiro semestre de 2021.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgft.cefid@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Estudo aborda estimulação transcraniana por corrente contínua
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h