Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

26/02/2021-15h09

Mestrado em Fisioterapia da Udesc tem primeira defesa em nova linha de pesquisa

Estudo inédito feito na unidade aborda estimulação sensório-motora de recém nascidos - Foto: Divulgação
O Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFT), do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), fez a primeira defesa de dissertação da linha de pesquisa Desenvolvimento Neonatal e Pediátrico, criada em 2020.

A banca de defesa ocorreu nesta quinta-feira, 25, por videoconferência. A discente Tania Nodari defendeu a dissertação "Procedimentos de estimulação sensório-motora: prática dos fisioterapeutas nas unidades de terapia intensiva neonatal brasileiras".

O estudo foi orientado pela professora Dayane Montemezzo, do PPGFT, e coorientado pela professora Simone Ribeiro, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.

A banca examinadora foi composta pelas professoras Silvana Alves Pereira, Giane Amorim Ribeiro Samora e Luciana Sayuri Sanada.

Mapeamento inédito

A pesquisa buscou conhecer a prática profissional dos fisioterapeutas que atuam nas unidades de terapia intensiva neonatal e nas unidades de cuidados brasileiras em relação ao emprego dos procedimentos de estimulação sensório-motora nos recém-nascidos que necessitaram de internação após o nascimento.

Entre os objetivos específicos, o estudo investigou a finalidade, a frequência e os critérios que os fisioterapeutas consideram para aplicar os procedimentos de estimulação sensório-motora, além da qualificação dos profissionais.

Segundo as pesquisadoras envolvidas, foi a primeira vez que um estudo busca apresentar um mapeamento nacional sobre o assunto. Os resultados permitirão sensibilizar e orientar profissionais em relação aos uso desses procedimentos, bem como estudar separadamente cada um deles.

Sobre a linha de pesquisa

Na linha de pesquisa Desenvolvimento Neonatal e Pediátrico, são desenvolvidos estudos sobre temas relacionados às faixas etárias que incluem recém-nascidos, lactentes, pré-escolares, escolares e adolescentes.

Atualmente, três docentes do programa orientam estudos nessa área: Anelise Sonza, Dayane Montemezzo e Luciana Sayuri Sanada, que é representante da linha de pesquisa junto ao colegiado.

Mais informações podem ser obtidas no site do programa e pelo e-mail ppgft.cefid@udesc.br

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Estudo inédito investigou estimulação sensório-motora de recém nascidos
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h