Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

23/02/2017-11h40

Mestrado em Zootecnia da Udesc Oeste conclui sua primeira turma em março

O Mestrado em Zootecnia do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Chapecó, concluirá sua primeira turma em março. O curso, que começou em 2015, atualmente tem 66 alunos.

Até agora, três dos 13 alunos do mestrado já defenderam suas dissertações. Nesta quinta-feira, 23, às 14h, no Prédio da Zootecnia, o estudante Moisés Rodrigues dos Santos defenderá sua dissertação, "Avaliação da viabilidade do uso de imagens para a biometria equina".

A banca é composta pelos professores Joandes Henrique Fonteque, do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Udesc em Lages, e Rodrigo Zaiden Taveira, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), além do orientador de Santos, o docente Diego de Córdova Cucco.

Dados biométricos

O trabalho de Santos correlacionou quase 11 mil dados biométricos equinos obtidos de fotogrametria, com auxílio de um software, com o método tradicional de mensuração corporal.

Segundo ele, a técnica visou utilizar a fotogrametria juntamente com o software como um meio substituto ao método convencional de mensuração e, com isso, reduzir o tempo na verificação de medidas métricas e angulares em equinos.

O zootecnista, formado na Udesc Oeste, explicou que esses resultados indicam que "a análise de imagens, quando adequadamente coletadas e avaliadas, podem se tornar fortes auxiliares na formação de bancos de dados morfológicos para o melhoramento genético de equinos".

Outras dissertações

Já defendeu sua dissertação o aluno Lenilson da Fronseca Roza em fevereiro. Ele abordou as diferentes metodologias na avaliação nutricional de microalgas e rações processadas para frangos de corte.

A segunda dissertação foi de Bruna Petry, também em fevereiro. Ela pesquisou sobre validação de genes diferencialmente expressos no transcriptoma do fêmur de frangos de corte normais afetados com condronecrose bacteriana com osteomelite.

A outra defesa em fevereiro foi de Marcos Migliorini, sobre avicultura de postura. Segundo o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Udesc Oeste, professor Aleksandro Schafer da Silva, todas as defesas das dissertações da primeira turma do curso ocorrerão até 17 de março.

Sobre o curso

O Mestrado em Zootecnia visa a formação profissional na área de concentração em Ciência e Produção Animal e já está na quinta turma, que começou neste ano com 19 alunos.

O curso é ministrado por 18 professores da Udesc e dois da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Suínos e Aves, de Concórdia.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h