Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/09/2021-18h28

Mestrado Profissional em Artes da Udesc está com mais de 300 vagas abertas

Prof-Artes tem duas linhas de pesquina, em 15 instituições.
O Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está com inscrições abertas, até 13 de outubro, para o Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Artes (Prof-Artes). O programa é ofertado simultaneamente em 15 instituições brasileiras, no âmbito do sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A universidade Federal da Paraíba (UFPB), é a única da lista que tem inscrição diferenciada, de 13 de outubro até 20 de outubro.

O programa tem duração de 24 meses e busca capacitar professores da rede pública de ensino na área de Arte para o exercício da docência na educação básica, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no Brasil.

A Udesc é a coordenadora do programa que também é ofertado pelas seguintes instituições: universidades de Brasília (UnB), Estadual Paulista (Unesp) e federais da Bahia (Ufba), do Ceará (UFC), do Maranhão (Ufma), de Minas Gerais (UFMG), do Pará (Ufpa), da Paraíba (UFPB), do Rio Grande do Norte (UFRN), e de Uberlândia (UFU), e em conjunto a estadual e federal do Amazonas (UFAM/UEA); a federal e estadual de Mato Grosso do Sul (UFMS e UEMS) e também pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) e pela universidade Regional do Cariri (URCA), do Ceará.

O Prof-Artes, que reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é gratuito e é formado por aulas presenciais e duas disciplinas de fundamentação semipresenciais, e estrutura-se em duas linhas de pesquisa: Processos de Ensino, Aprendizagem e Criação em Artes; e Abordagens Teórico-Metodológicas das Práticas Docentes.

Nesta edição da seleção, são ofertadas 302 vagas divididas entre as instituições associadas, nas subáreas de Artes Cênicas, Artes Visuais e Música (dependendo da instituição). Na Udesc, são disponibilizadas 15 vagas, distribuídas nas três subáreas.

Admissão

A inscrição será feita exclusivamente via internet por meio do preenchimento do formulário on-line. Com exceção das vagas da UFPB, que tem formulário próprio (clique aqui). 

Os candidatos que tiverem a inscrição validada passarão pela análise de memorial e projeto, de caráter eliminatório, realizada a partir da avaliação do Memorial Descritivo e Projeto de Atividades; e por uma Prova de Arguição, também de caráter eliminatório e classificatório, mediante entrevista virtual, com data e plataforma a serem definidas por cada IES, com banca composta por professores que compõem os corpos docentes locais. As informações completas estão disponíveis no Edital nº 019/2021

O curso oferece em 30% das vagas, bolsas da Capes/UAB. Todos os candidatos podem concorrer, mediante a comprovação das exigências da sessão IV do edital. O início das aulas será definido de acordo com o calendário acadêmico de cada instituição.

Mais informações podem ser obtidas pelo site do mestrado, pelo e-mail profartes@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 10
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h