Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

19/09/2022-19h07

Mestrados e doutorado da Udesc Cefid sobem de nota na avaliação quadrienal da Capes

Programas de pós-graduação da Udesc Cefid foram bem avaliados - Foto: Divulgação
Os cursos de pós-graduação stricto sensu do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), obtiveram aumento da nota na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) referente ao quadriênio 2017-2020. Os resultados, ainda preliminares devido ao período de recursos, foram divulgados na última semana.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), que oferece cursos de mestrado e doutorado, aumentou seu conceito de 4 para 5. Programas com conceito 5 são considerados “muito bons” dentro do sistema de avaliação da Capes, no qual os conceitos variam de 3 a 7. Ao longo de 25 anos de história, o PPGCMH formou 567 mestres e 100 doutores, consolidando-se entre os programas mais bem avaliados da universidade.

O Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFT) aumentou o conceito de 3 para 4. O conceito representa um bom desempenho e credencia o PPGFT, que atualmente oferece o curso de mestrado, a pleitear a abertura do curso de doutorado junto à Capes. Desde o início do seu funcionamento, 173 mestres foram formados pelo PPGFT.

A diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc Cefid, Caroline Ruschel, destaca que um dos objetivos da avaliação periódica da Capes é certificar a qualidade da pós-graduação stricto sensu no País, e que os resultados são utilizados como referência para a distribuição de bolsas e recursos para apoio à pesquisa.

Qualificação

"Dentre os 74 programas de pós-graduação avaliados pela Área 21 da Capes, à qual estão vinculados os programas da Udesc Cefid, 49% mantiveram os conceitos da avaliação anterior. Os programas do centro de ensino integram os 39% que tiveram o conceito aumentado. Dessa forma, recebemos o resultado das avaliações com muita satisfação e com a responsabilidade de seguirmos atuando em busca da excelência na qualificação de mestres e doutores nos cursos oferecidos na Udesc Cefid”, afirma a professora.

A Udesc recebeu e divulgou o resultado preliminar da Avaliação Quadrienal 2017-2020 da Capes na última terça-feira, 13. O resultado mostrou um cenário muito positivo para a Udesc: 60% dos programas de pós-graduação da universidade tiveram as notas aumentadas.

Conheça a pós da Udesc Cefid

Em maio deste ano, a Udesc lançou 65 vídeos, com quase cinco horas de conteúdo, que apresentam os cursos de pós-graduação da universidade e a pesquisa institucional em diferentes áreas.

A iniciativa, de proporções inéditas entre universidades brasileiras, foi liderada pela PROPPG, com apoio da Secretaria de Comunicação (Secom), das direções de Pesquisa e Pós-Graduação e das coordenações de Pós-Graduação de todos os centros da universidade. Assista aos vídeos da Udesc Cefid no YouTube





Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Programas de pós-graduação da Udesc Cefid foram bem avaliados
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h