Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/05/2017-16h12

Mestranda da Udesc tem trabalho premiado na 14ª Jornada Catarinense de Fisioterapia

Estudo de Tarcila Dal Pont foi apresentado no evento por Catherine Peruzzolo, que auxiliou no trabalho - Foto: Div.
Um trabalho elaborado a partir da pesquisa da mestranda em Fisioterapia Tarcila Dal Pont, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), ganhou o prêmio de melhor pôster na 14ª edição da Jornada Catarinense de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e em Terapia Intensiva (Jocafir), realizada em 12 e 13 de maio, na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Itajaí. No mesmo evento, também foram premiados outros três trabalhos da Udesc Cefid. 

Elaborado com orientação da professora Elaine Paulin, o trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Fisioterapia Respiratória (Lafir), do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), sob o título “Relação entre a mobilidade do diafragma e os volumes da parede torácica em adultos jovens saudáveis: resultados preliminares” e apresentado no evento por Catherine Corrêa Peruzzolo, mestranda que auxiliou na execução do estudo.

“Foi literalmente um presente, pois no dia 13 de maio fiz aniversário e recebi a notícia que o meu trabalho ganhou o prêmio de melhor pôster. Fiquei imensamente feliz, pois estamos colhendo os frutos de muito trabalho e dedicação de todos os membros de nosso laboratório”, declarou Tarcila.

Como o estudo foi feito

Para realizar o estudo, a pesquisadora avaliou um grupo de dez pessoas adultas, jovens e saudáveis, sendo cinco mulheres e cinco homens, utilizando o aparelho chamado pletismógrafo optoeletrônico, que serve para medir variações de volume da caixa torácica.

O instrumento divide a caixa torácica em três partes – caixa torácica pulmonar, caixa torácica abdominal e abdômen – o que permite aos profissionais detectar de que forma o pulmão das pessoas ventila melhor.

“Através dos resultados do trabalho é possível descobrir qual região da caixa torácica mobiliza maior volume de ar, seja sentado ou deitado, e assim proporcionar ao fisioterapeuta conhecer a posição corporal e o tipo de respiração que melhor estimula o músculo diafragma”, explica Tarcila.

Além de avaliar a cinemática respiratória, o aparelho também pode identificar alterações pulmonares e problemas de mobilidade da caixa torácica.

“Nós somos privilegiados, pois temos a oportunidade de utilizar dois aparelhos que poucas universidades possuem: o pletismógrafo optoeletrônico e o ultrassom portátil. Assim, conseguimos avaliar as alterações de volume da caixa torácica e a mobilidade do diafragma”, explica a professora Elaine Paulin.

A professora também diz que, neste trabalho, o grupo avaliou sujeitos saudáveis, mas pretende também avaliar pacientes visando conhecer os efeitos dos exercícios respiratórios, que são amplamente utilizados pelos fisioterapeutas na prática clínica.

Sobre o evento

A programação da jornada contou com cursos sobre fisioterapia respiratória em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) Neonatal e Pediátrica, reabilitação cardiovascular e fisioterapia nos distúrbios respiratórios do sono em adultos e conferências sobre temas como, por exemplo, reabilitação pulmonar e educação e promoção em saúde na Fisioterapia Respiratória.

O evento é organizado pela Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (Assobrafir), com apoio da Univali e do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10ª Região (Crefito 10).

Quatro entre os cinco primeiros colocados

Dos cinco primeiros colocados, quatro foram para estudos produzidos na Udesc Cefid. Confira a lista de premiados:
  • 1º Lugar – Lafir da Udesc Cefid - “Relação Entre A Mobilidade Do Diafragma E Os Volumes Da Parede Torácica Em Adultos Jovens Saudáveis: Resultados Preliminares” - Catherine Corrêa Peruzzolo; Tarcila Dal Pont; Carolina Luana Mello; Davi de Souza Francisco; Dayane Montemezzo, Danielle Soares Rocha Vieira, Elaine Paulin;
  • 2º   Núcleo de Assistência, Ensino e Pesquisa em Reabilitação Pulmonar (Nureab) da Udesc Cefid - “Ansiedade, Depressão E Atividades De Vida Diária De Pacientes Com Dpoc Em Uso De Oxigenoterapia” - Katerine Cristhine Cani, Jaqueline Aparecida da Silveira; Lucas Santos da Silveira; Hellen Fontão Alexandre; Pâmela da Rosa Heinz; Manuela Karloh; Anamaria Fleig Mayer;
  • 3º – UFSC - “O Tempo De Hemodiálise Influencia Na Capacidade Funcional De Pacientes Com Doença Renal Crônica?” – Ana Cristina Farias de Oliveira, Cláudia Coelho Costa, Eduarda Gomes Ferrarini, Márcia Gomes da Costa, Danielle Soares Rocha Vieira, Daiana Bundchen;
  • 4º  Nureab da Udesc Cefid - “Ponto De Corte Para O Teste Avd-Glittre Capaz De Discriminar A Capacidade Funcional De Pacientes Com Dpoc” - Aline Almeida Gulart; Anelise Bauer Munari; Suelen Roberta Klein; Lucas Santos da Silveira; Caroline Tressoldi; Jaqueline Aparecida da Silveira; Anamaria Fleig Mayer;
  • 5º  Programa de extensão Prepara e do Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício (Lape) da Udesc Cefid - “Análise Da Mecânica Respiratória De Mulheres Com Síndrome De Fibromialgia” - Joaquim Henrique Lorenzetti Branco; Natasha Teixeira da Cunha Melian; Renata Maba Gonçalves; Alexandro Andrade; Darlan Laurício Matte.

Mais informações sobre o estudo podem ser obtidas  pelo telefone (48) 3664-8602 com o Lafir da Udesc Cefid.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h