Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

27/03/2019-17h28

Mestranda em Enfermagem da Udesc Oeste faz visita técnica a instituição portuguesa

Pesquisa da acadêmica Cheila Siega busca fortalecer prática profissional do enfermeiro - Foto: Divulgação

A mestranda Cheila Siega, aluna do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Chapecó, realizou em março uma visita técnica à Escola Superior de Enfermagem do Porto (Esep), em Portugal.

Na sua pesquisa, Cheila está desenvolvendo um documento-guia para consulta de enfermagem a crianças de zero a um ano, baseado na Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (Cipe).

A pesquisa visa contribuir para a organização da atenção à saúde da criança e instrumentalizar o enfermeiro para utilizar um sistema de linguagem padronizado.

Realidade de Portugal

Na visita à Esep, Cheila teve oportunidade de conhecer o ensino da Enfermagem na escola e o exercício da profissão no país, sendo supervisionada pelo professor Paulino Artur Ferreira de Souza, coordenador da Esep.

Em Porto, a mestranda acompanhou in loco consultas de enfermagem a crianças em uma unidade de saúde familiar e pode observar a integração dos sistemas de informação durante a dinâmica de trabalho dos enfermeiros.

Ela conheceu ainda o sistema informatizado que gerencia e integra, em nível nacional, as informações relativas à saúde. Esse sistema é utilizado pelos enfermeiros e abrange todas as etapas necessárias à realização da consulta com utilização da Cipe.

Realizado em parceria com enfermeiros que atuam na atenção primária à saúde (APS), o trabalho de Cheila é orientado na Udesc Oeste pelas professoras Elisangela Zanatt e Edlamar Kátia Adamy.

Sobre o mestrado

O Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde da Udesc Oeste iniciou atividades em agosto de 2017.

O curso visa qualificar enfermeiros para o exercício da prática profissional avançada e transformadora; atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho; e promover a articulação entre a formação profissional com entidades demandantes de naturezas diversas.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgenf.ceo@udesc.br e no site do programa.

Siga as novidades da universidade pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede, WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ganhar conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010 

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Pesquisa de Cheila quer fortalecer a prática  profissional do enfermeiro, pautada na cientificidade  e na sistematização do cuidado
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h