Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

30/03/2017-20h42

Ministério da Educação define modalidade de doutorado profissional no Brasil

Entre os dez mestrados profissionais da Udesc, está o de Planejamento Territorial - Foto: Jonas Pôrto
Cursos de doutorado profissional no âmbito da pós-graduação stricto sensu poderão passar a ser oferecidos no Brasil após o Ministério da Educação (MEC) instituir a modalidade no Sistema Nacional de Pós-Graduação, na última sexta-feira, 24, por meio da Portaria nº 389, que também traz novas regras para o mestrado profissional. 

De acordo com a portaria, esse tipo de doutorado pretende, por exemplo, capacitar profissionais qualificados para o exercício da prática profissional avançada e transformadora de procedimentos que atendam demandas sociais, organizacionais e do mercado de trabalho, além de contribuir para agregar competitividade e aumentar a produtividade em empresas, organizações públicas e privadas.

Outro objetivo é promover a articulação integrada da formação profissional com entidades demandantes de naturezas diversas, visando melhorar a eficácia e a eficiência das organizações públicas e privadas por meio da solução de problemas e da geração e da aplicação de processos de inovação apropriados.

Enquanto a oferta de doutorado profissional no País ainda é inédita, o mestrado profissonal começou na década de 1990 e atualmente conta com 718 cursos em funcionamento.

Desse total, sete são oferecidos pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc): Administração; Design de Vestuário e Moda; Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias; Enfermagem; Engenharia Elétrica; Gestão de Unidades de Informação; e Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socio-Ambiental.

Além disso, a Udesc participa da oferta de três mestrados profissionais (Artes, Ensino de História e Matemática) em sistema de rede, com outras universidades brasileiras.

Todos os cursos de mestrado (acadêmico e profissonal) e doutorado (acadêmico) da Udesc podem ser conferidos no site oficial.

Títulação

Os títulos de mestres e doutores obtidos nos cursos profissionais avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologados pelo MEC, contarão com validade nacional.

A Capes terá o prazo de 180 dias para regulamentar e disciplinar, por meio de portaria, a oferta, a avaliação e o acompanhamento dos programas de mestrado e doutorado profissional.

Assessoria de Comunicação da Udesc*
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010

* Com informações da Assessoria de Comunicação da Capes
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h