Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/07/2019-16h36

Museu da Udesc sedia mostras fotográficas de doutorandos em Artes Visuais

Imagem de Rafael Schultz integra coleção de fotos no Mesc fruto de práticas junto a pessoas com deficiência

Até o fim do mês, o Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), sediará duas mostras fotográficas no espaço Mutações, na Rua Saldanha Marinho, no Centro de Florianópolis.

As mostras iniciarão na terça-feira, 16, às 18h. A primeira, "Permanências do reencontro", de Rafael Schultz, ficará aberta à visitação até 29 de julho. A segunda, "No rastro das narrativas maternas – Imagens do tempo presente", de Lu Renata, seguirá em exposição até o dia 30.

Schultz explica que a mostra é resultado da sua pesquisa no Doutorado em Artes Visuais do Centro de Artes (Ceart), fruto de práticas junto a pessoas com deficiência. "Por meio de um laboratório de experimentações fotográficas – adaptado e portátil – busquei possibilitar ao sujeito com deficiência elaborar seu próprio discurso, estimulando diálogos e a produção de imagens", explica.

A mostra de Lu Renata também resulta da sua pesquisa de doutorado em Artes Visuais. A artista recolheu fragmentos de histórias que sua mãe contava, destacando a tensão existente entre memória e esquecimento, realidade e ficção. "Na prática artística, me dediquei a uma fotografia ruidosa, contaminada, impura, manchada e costurada que ecoa no/do texto escrito", conta a artista.

Segundo a coordenadora do Mesc, Sandra Makowiecky, o local também foi escolhido para as defesas de tese dos artistas. A primeira, de Rafael Schultz, ocorrerá no dia 22, às 9h, e a segunda, de Lu Renata, no dia 25, às 15h.

Serviço

O QUÊ: Exposições fotográficas "Permanências do reencontro", de Rafael Schultz, e "No rastro das narrativas maternas", de Lu Renata.
QUANDO: De segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, e nos sábados, das 9h às 12h.
ONDE: Museu da Udesc, Rua Saldanha Marinho, nº 196, Centro, Florianópolis.
QUANTO: Exposições gratuitas.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 10
  • Imagem 11
  • Imagem 12
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h