Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/04/2021-16h03

Índice de transparência criado por professor da Udesc será apresentado ao TCE-SC

Índice desenvolvido por Reinecke possibilita desenvolver políticas de transparência - Foto: Div.

Nesta quinta-feira, 29, às 14h, o professor Luiz Filipe Goldfeder Reinecke, do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Balneário Camboriú, apresentará o Índice de Transparência de Conselhos Municipais (ITCM) ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC). A palestra online será dirigida ao servidores do órgão público.

Desenvolvido por Reinecke, o ITCM possibilita avaliar a transparência dos conselhos municipais por órgãos de controle, organizações da sociedade civil e imprensa, por exemplo, além de permitir o desenvolvimento de políticas de transparência com base nos parâmetros delineados.

Na sua primeira aplicação, o pesquisador analisou 21 conselhos de três capitais brasileiras: Florianópolis, Curitiba e Porto Alegre. O resultado do trabalho foi o desenvolvimento e a validação do índice, que é composto por 29 indicadores medidos em uma escala de 0 a 3.

Na pesquisa, o melhor ITCM foi obtido por Curitiba (0,276), seguido de Florianópolis (0,207) e Porto Alegre (0,202). Entre os conselhos pesquisados, destacaram-se os conselhos de Saúde, com avaliação média de 0,43.

De acordo com Reinecke, "o objetivo da palestra é que os participantes compreendam como aplicar o índice. O TCE é uma organização estratégica para a difusão do índice e teve participação no processo de construção do ITCM, com a participação de um especialista na validação".

Criação e desenvolvimento

Vinculado ao Departamento de Governança Pública da Udesc Balneário Camboriú, Reinecke desenvolveu o ITCM na sua tese de doutorado, realizada no Programa de Pós-Graduação em Administração do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), sob orientação do professor Fabiano Maury Raupp.

A primeira versão do índice foi validada por 27 especialistas, incluindo pesquisadores da área de transparência, conselhos, participação e indicadores.

Também participaram da validação pessoas ligadas às atividades de gestão dos conselhos e à transparência, órgãos de controle, organizações da sociedade civil, consultoria em transparência e um ex-prefeito.

Depois de validado e aperfeiçoado a partir de propostas dos especialistas, o ITCM foi testado e aplicado aos 21 conselhos.

Mais informações

Mais informações sobre podem ser obtidas pelo e-mail luiz.reinecke@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc*
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

* Com informações da Assessoria de Comunicação da Udesc Esag

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Indice desenvolvido por Reinecke possibilita desenvolver políticas de transparência
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h