Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/04/2021-16h04

Nota de falecimento - Leoni Terezinha Beckhaüser de Oliveira

Leoni era conhecida por amigos e familiares como "Frida". Foto: Arquivo Pessoal
É com imenso pesar que o Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) informa o falecimento, às 12h45, deste sábado, 17 de abril, da servidora da Udesc, Leoni Terezinha Beckhaüser de Oliveira.

Frida, como era conhecida pelos amigos da universidade, iniciou sua carreira na antiga Fundação Educacional de Santa Catarina (FESC), em 1976. Quando já Udesc, ocupou cargo técnico no Ceart e de professora no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), encerrando sua carreira na Pró-reitoria de Ensino (Proen), em 2013, quando se aposentou.

Prestes a completar 69 anos, em 6 de maio deste ano, Frida faleceu por falência múltipla de órgãos, em decorrência de um câncer. Leoni deixa marido, filha e duas netas. A Udesc deseja aos familiares e amigos, luz e sabedoria nesse momento de dor, manifestando condolências a todos que nesta vida estiveram junto com Frida.

Velório
O velório da servidora acontecerá no domingo, 18 de abril, das 9h às 13h, no Crematório Vaticano, da Capela Itacorubi, situada na Rua Pastor Willian Richard Schüsller Filho, nº 452, em Florianópolis.

HOMENAGENS

Leoni Beckhauser Oliveira e o encontro que não mais aconteceu*

No dia 13 de setembro de 2013, postei no Facebook de Leoni Beckhauser Oliveira, nossa querida “Frida”, uma foto dela e uma mensagem por conta de sua aposentadoria na Udesc e particularmente, em relação e uma festa de despedida na Pró-reitoria de Ensino onde trabalhei diariamente com ela e equipe, nos anos de 2004 a 2012. Mas também trabalhei com ela no Centro de Artes. Em todos os setores, de uma competência ímpar. Lembro que eu chegava e logo fazíamos nossa atualização diária.

O que escrevi à época: “Hoje fui à Proen para participar da festinha de despedida de Frida, que vai fazer coisas mais divertidas após trabalhar tanto. E só pude ficar um pouquinho, sem tempo de dizer muitas coisas que gostaria. Mas quero agradecer seu companheirismo, lealdade, fidelidade, trabalho comprometido, em todo o tempo que atuamos juntas em nossa vida profissional. Além de amiga, você sempre é porto seguro, conselhos sinceros, competência sem fim. Muito obrigada pelo nosso tempo de convivência na Pró-reitoria de Ensino e na nossa vida fora do trabalho”.

A vida fora do trabalho…porque há tanta vida lá fora!

Frida foi a única amiga que dizia reiteradas vezes quando alguém falecia, algo do tipo: “Meu Deus, eu não consigo imaginar isso. Gosto tanto de viver, eu amo viver. Eu amo a vida”. E amava mesmo, super entusiasmada, alegre e companheira, divertida. De outra amiga em comum, recebo os seguintes adjetivos que descrevem Frida: elegância, impecabilidade, dedicação à universidade, positividade, proatividade, amor à família, reconhecimento às pessoas do bem.

Nossa amizade seguiu além muros da universidade. Às vezes eu, Jadna Heinzen e ela saíamos para conversar, tomar um chá, um café, íamos jantar fora. Queria que tivesse sido mais. Mas os momentos, mesmo que poucos, eram muito intensos. Aquele amor e amizade que transbordam.

Em 3 de janeiro desse ano, em plena pandemia da Covid-19, ela me escreve, me envia uma foto [na galeria de imagens] certamente do ano de 1996, em que estavam, da esquerda para a direita: Maria José, Janete, Frida, Vera Collaço, Dora Maria Dutra Bay, Sandra Makowiecky, Albertina Medeiros e Sandra Rech. Escreve Frida no meu Whatsapp: “Oi Sandra, tudo bem? Um Feliz 2021! Olha nessa foto de anos atrás, quanta gente cabia nela! […] Que saudades mesmo Sandra! Tempo muito bom, nós cheias de energia. Hoje, todo mundo preso em casa! Haja paciência! Ando até triste! Perder um ano nesta idade é demais! Vamos rezar para que isso termine logo para podermos nos encontrar sem restrições”.

E assim, ficamos de nos encontrar quando possível.
Passou o tempo e ela foi internada. E hoje, ela descansou.
Como disse Oscar Niemeyer: "A vida é um sopro"!
Que Deus a acompanhe e, também, aos seus familiares.

*Homenagem à Frida, por Sandra Makowiecky – Professora da Udesc Ceart

O céu ganhou uma estrela!*

Frida era uma estrela na terra. Seu sorriso irradiava alegria e vai permanecer assim em nossos corações.

Quando fiz concurso da Udesc, Frida me recebeu na Proen, orientou sobre a carreira docente e me ajudou de forma especial no período em que fui diretor de ensino, por quase 10 anos, na Faculdade de Educação.  Ela conhecia a legislação como ninguém. Sabia a matrícula e o nome completo dos/as professores/as. Conhecia cada departamento e suas idiossincrasias. Frida fazia um formulário ficar simples, um parecer ficar mais objetivo e sempre, sempre com um sorriso largo. Quando se aposentou descobrimos na pele que a Udesc tinha uma gigante na Proen.

Hoje, nos deixou, por um momento apenas, pois ainda vamos nos encontrar. O céu ganhou uma estrela!!! 

Amada Frida descanse nos braços de Deus. Não tenho dúvida que Ele sorriu para te receber.

*Homenagem, de Lourival José Martins Filho - Professor da Udesc Faed

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto 


galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 7
  • Imagem 8
  • Imagem 9
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h