Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

03/04/2021-14h14

Nota de falecimento - professor João Kiyoshi Otuki

Professor João Otuki atuou na Udesc Cefid - Foto: Div.
O Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), comunica com pesar o falecimento do professor João Kiyoshi Otuki nesta sexta-feira, 2, em virtude de complicações provocadas pela Covid-19.

Aposentado, o docente atuou pela Udesc Cefid entre 1995 e 2002, lecionando disciplinas na graduação em Educação Física e em cursos de especialização (em Gestão para a Qualidade no Esporte e em Desportos Aquáticos).

Também foi professor universitário em outras instituições públicas e privadas, em cursos de graduação e pós-graduação, e exerceu cargos de direção no Governo do Estado de Santa Catarina, na Prefeitura de Joinville e no setor privado, nas universidades do Sul de Santa Catarina (Unisul) e da Região de Joinville (Univille).

No início dos anos 1990, criou e presidiu a Fundação Municipal de Esportes de Joinville, e foi presidente da Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte), em 1993 e 1994, tendo coordenado a equipe que elaborou o primeiro documento da Política Estadual de Desporto.

Atuou como consultor esportivo e palestrante sobre temas relacionados à organização esportiva, gestão, planejamento, instalações esportivas e marketing, e como comentarista esportivo em emissoras de televisão.

Kiyoshi era formado em Educação Física na Universidade Federal do Paraná (UFPR), com especialização em Educação Física e Lazer pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). Como atleta, competiu na modalidade de natação na juventude e após a aposentadoria.

Entre os reconhecimentos que recebeu, foi agraciado com a Comenda do Mérito Desportivo do Estado de Santa Catarina, homenagem do Conselho Estadual de Desportos aos desportistas que contribuíram para escrever a história do esporte catarinense, e com o Diploma Francisco Dias Velho, dedicado pela Prefeitura de Florianópolis por serviços prestados à cidade.

Em nome da comunidade acadêmica, a Direção da Udesc Cefid manifesta seu enorme pesar e presta condolências aos familiares e amigos: "Quem teve a sorte de conviver com o grande professor Kiyoshi, sabe como sua presença fará falta. Devemos sempre lembrá-lo com gratidão e alegria."

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Professor João Otuki atuou na Udesc Cefid
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h