Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

03/08/2018-15h12

Nota oficial - Udesc repudia corte de recursos federais em bolsas universitárias

Udesc recebe recursos da Capes para bolsas de pós e outros programas - Foto: Victor Lacombe/Secom Udesc
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) repudia os cortes anunciados pelo Ministério da Educação (MEC) que podem afetar o pagamento de bolsas em mestrados, doutorados e pós-doutorados, além de programas como o Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), entre outras medidas.

A Udesc recebe recursos federais, por meio da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Profissionais do Ensino Superior (Capes), que subsidiam 401 bolsas de mestrado e doutorado e 17 bolsas de pós-doutorado.

Os cortes anunciados podem inviabilizar o Pibid, projeto que concede 144 bolsas a estudantes da Udesc para atuarem em escolas da rede pública, além de 18 bolsas para professores supervisores e seis bolsas de coordenadores de área.

O Pibid é um programa voltado aos cursos de licenciatura e que, devido ao valor da bolsa pago aos estudantes, tem impacto na permanência desses alunos na universidade.

Já o impacto no Sistema UAB, com a suspensão dos pagamentos a partir de agosto de 2019, afetará ainda os mais de 2,5 mil beneficiados (alunos e bolsistas/professores, tutores, assistentes e coordenadores) que se encontram inseridos em sete cursos de graduação e pós-graduação a distância, em mais de 30 municípios catarinenses que mantêm polos de apoio presencial.

As 72 bolsas a estudantes do Programa de Residência Pedagógica, criado neste ano, voltado aos cursos de Pedagogia, História e Pedagogia, também poderão ser prejudicadas.

Ao longo dos últimos anos, com muita dificuldade, a Udesc tem absorvido com recursos próprios os cortes de recursos federais nessas áreas, com o intuito de não afetar os alunos, os professores e as pesquisas envolvidas.

A Udesc entende como inadmissíveis as limitações do teto imposto ao orçamento da Capes para 2019. É justamente nos períodos de crise e estagnação econômica em que o País mais deve investir no desenvolvimento científico e tecnológico, além de dar apoio a programas que incentivam a graduação e apoiam a educação básica.

Nesse sentido, a Udesc manifesta seu integral apoio à Capes na sua solicitação de não aplicação do teto de gastos previsto para seu orçamento em 2019.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 7
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h