Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/11/2019-17h24

Nova página da Udesc traz informações sobre creditação da extensão universitária

Resolução sobre o tema está sendo construída coletivamente na universidade - Foto: Divulgação
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) lançou um site com informações sobre a creditação da extensão universitária na instituição. Acesse udesc.br/creditacaodaextensao.

Iniciativa das pró-reitorias de Ensino (Proen) e de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), o site reúne informações conceituais e normas sobre a creditação da extensão, além de vídeo institucional, videoaulas, experiências de outras instituições de ensino superior, documentos relacionados e lista de perguntas frequentes. 

Definido durante o Seminário Institucional de Creditação realizado pela Udesc em outubro, o lançamento da plataforma visa divulgar à comunidade acadêmica o trabalho e os debates sobre a creditação da extensão, que vêm sendo realizados desde 2016 pela universidade estadual.

Resolução

A resolução que normatizará a creditação na Udesc está sendo construída coletivamente em reuniões de colegiado com os diretores de Ensino e de Extensão das unidades desde o primeiro semestre deste ano.

Em outubro passado, a minuta foi apresentada publicamente no seminário sobre o tema, promovido pela Proen e pela Proex, que contou com a presença de consultores externos, estudiosos do tema no cenário nacional.

Voltado especialmente aos diretores dos centros, chefes de departamento e membros dos núcleos docentes estruturantes (NDEs), o evento oportunizou a troca de informações, esclarecimento de dúvidas e a incorporação de sugestões para elaboração da resolução.

A resolução da Udesc atende as diretrizes nacionais da extensão universitária previstas na Resolução nº 007/2018 MEC/CNE/CES, do Ministério da Educação.

Avanços

A creditação da extensão foi aprovada na Udesc neste ano, na Política de Extensão Universitária, e consta nas diretrizes para a graduação da instituição.  

Outra inovação relacionada ao tema foi o lançamento do edital unificado de extensão, abrangendo o Programa de Apoio à Extensão Universitária (Paex) e o novo Programa de Incentivo à Creditação da Extensão Universitária (Proceu). Publicada em agosto, a chamada interna trouxe diversas alterações significativas alinhadas à nova política nacional para a área da extensão universitária.     

Atualmente, está em andamento na Udesc a elaboração de um programa permanente de gestão e avaliação da extensão universitária. Iniciado em outubro e liderado pela Proex e pela Coordenadoria de Avaliação Institucional (Coai), o desenvolvimento mobiliza um grupo de trabalho composto por especialistas externos com experiência no campo acadêmico, administrativo e representatividade em fóruns nacionais.

A estimativa é que o processo seja finalizado no início do próximo semestre, com a apresentação dos resultados em um seminário específico sobre os indicadores de extensão da Udesc.

Mais informações 

Mais informações podem ser obtidas com a Coordenadoria de Extensão da Udesc, ligada à Proex, pelo e-mail cex.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-7992.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Resolução sobre o tema está sendo construída coletivamente na universidade
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h