Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

11/08/2017-19h29

Novo programa da Capes para internacionalizar universidades é apresentado na Udesc

Diretora de Assuntos Internacionais da Capes mostrou detalhes de plano federal - Foto: Gustavo Cabral Vaz
Diretores e coordenadores de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participaram na terça-feira, 8, de uma palestra com a diretora de Assuntos Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Concepta Margaret McManus Pimentel.

A palestra, realizada no Plenarinho da Reitoria, em Florianópolis, abordou as principais ações da Capes e enfatizou o apoio do órgão à internacionalização das universidades brasileiras por meio de um novo programa que está em fase de implantação.

Esse programa prevê que cada universidade brasileira apresente sua proposta de internacionalização, que deve considerar aspectos como: objetivos; estrutura institucional para sua realização; como serão feitos o processo e o acompanhamento; como os conhecimentos dos intercambistas serão aproveitados pela universidade; e quais países e instituições são mais adequados para os objetivos propostos.

Durante a palestra, Concepta destacou os benefícios da internacionalização para os acadêmicos e os professores, que incluem, por exemplo, o desenvolvimento da cidadania e de competências interculturais, ou seja, a capacidade de compreender e interagir com pessoas de outras culturas, e a valorização do diploma e da formação no mercado de trabalho.

Além disso, os alunos e os professores  que se beneficiam de ações internacionais atuam como embaixadores da universidade e do Brasil e têm a oportunidade de interagir com especialistas do mundo inteiro. 

Envolvimento geral é necessário

O fato de receber ou enviar acadêmicos para outros países, lembrou a palestrante, não necessariamente significa a internacionalização da universidade. É preciso gerar novos conhecimento e inserir os pesquisadores, estudantes e docentes no cotidiano da instituição.

"Não adianta apenas o interesse de um professor ou de um grupo de alunos. A estratégia de internacionalização tem que abranger toda a universidade, a reitoria, as pró-reitorias e os centros. Todos têm que estar envolvidos para realmente acontecer", diz a técnica Sônia Laus, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG).

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc, Antonio Vargas, a universidade trabalhará no seu projeto para o programa de institucionalização. A diretora de Assuntos Internacionais da Capes foi convidada pelo pró-reitor há dois meses para visitar a Udesc e tirar dúvidas sobre o programa.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 11
  • Imagem 12
  • Imagem 13
  • Imagem 14
  • Imagem 15
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h