Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

13/03/2020-16h40

Núcleo de Cardioncologia da Udesc realiza treinamento de suporte básico de vida

Atividade do Cefid capacitou acadêmicos do centro para realizar atendimento emergencial - Fotos: Divulg.
O Núcleo de Cardioncologia e Medicina do Exercício (NCME), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizou um minicurso de Suporte Básico de Vida (SBV) na manhã desta sexta-feira, 13, em Florianópolis.

Ministrado pela enfermeira Ana Valéria de Souza, o treinamento reuniu estudantes vinculados ao núcleo, bolsistas de extensão e voluntários e estagiários curriculares de Educação Física e de Fisioterapia do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid).

Com duas horas de duração, o minicurso apresentou a teoria da reanimação cardiopulmonar e promoveu uma atividade prática com os participantes.

Atendimento de emergência

A iniciativa teve, como objetivo, capacitar e desenvolver habilidades dos participantes para o atendimento em situações de emergência, antes da chegada do Serviço Médico Especializado.  

No treinamento, foram utilizados, como materiais de apoio, um manequim de reanimação cardiopulmonar, um desfibrilador externo automático (DEA) e um ambu para ventilação artificial.

Ana Valéria destaca que é muito importante reconhecer precocemente a parada cardiorrespiratória, para iniciar de imediato a medidas de ressuscitação cardiopulmonar e aumentar as chances de salvar a vida de quem necessita do socorro.

A proposta do núcleo é realizar a capacitação uma vez por mês, para que, em caso de necessidade, os participantes estejam aptos a oferecer atendimento de primeiros socorros de qualidade.

Sobre o núcleo

Criado em 1991, o NCME desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão, com foco na avaliação, na prevenção e na reabilitação de doenças cardiopulmonares e metabólicas, visando a educação voltada à promoção de hábitos saudáveis de vida.

Uma de suas atividades é o inovador programa de educação em saúde Cardiac College Brasil, que combina um programa de reabilitação cardíaca, baseado em exercícios físicos, com ações educativas em saúde.  

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas no site, pelo e-mail ncme.cefid@udesc.br e pelos telefones (48) 3664-8643 e 3664-8644.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Atividade capacitou estudantes para atendimento emergencial
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h