Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

02/12/2021-17h14

Observatório da Udesc Esag envia sugestões para fortalecer fundo para infância na Capital

Fundo recebe doações que podem ser deduzidas do Imposto de Renda
O Observatório de Inovação Social de Florianópolis, programa de extensão articulada com ensino e pesquisa da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), entregou nesta quarta-feira, 1º de dezembro, um relatório com recomendações para fortalecer o Fundo da Infância e Adolescência (FIA) do município. O documento foi enviado ao gestor do fundo, à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

O relatório foi produzido dentro do Articula Floripa, um dos projetos do Observatório, em parceria com o CMDCA e o Instituto Comunitário da Grande Florianópolis (Icom). O documento acolheu sugestões dos gestores da política pública na área durante o evento “Entender para fortalecer o FIA de Florianópolis”, organizado pelo projeto em setembro.


Esta e outras ações do Articula Floripa realizada ao longo deste ano resultaram ainda em um trabalho de conclusão de curso (TCC) da estudante Mariana Rosa, da graduação em Administração Pública do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc, orientada pela professora Carolina Andion, também coordenadora do Observatório.


Fortalecer o FIA

O relatório traz várias sugestões para fortalecer o FIA como política pública voltada para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes em Florianópolis.  Essas sugestões são agrupadas em três pontos centrais:

• Mais transparência e engajamento em relação ao fundo municipal, ampliando a divulgação de seu funcionamento para a sociedade e para pessoas e organizações envolvidas.

• Centralidade do papel do CMDCA na gestão do fundo e necessidade de reforçar – em termos de conhecimento e prática – esse papel entre os conselheiros.

• Melhorar o fluxo de funcionamento do fundo, em que algumas etapas e processos ainda são pouco claros ou se sobrepõem.

Articula Floripa

O Articula Floripa é um projeto correalizado pelo Icom, CMDCA e Observatório de Inovação Social de Florianópolis, programa ligado ao Núcleo de Pesquisa e Extensão em Inovação Social na Esfera Pública (Nisp) da Udesc Esag.

O projeto é financiado pelas empresas Engie, Eletrosul, Oi Futuro, Koerich e Cassol, por meio do FIA de Florianópolis, e vem promovendo ações desde 2019 para fortalecer a política pública de garantia de direitos das crianças e adolescentes.

Saiba mais sobre o projeto em icomfloripa.org.br/articula-floripa.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 6
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h