Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/05/2019-17h02

Orçamento da Udesc é tema de audiência pública da Alesc nesta quinta à tarde

Além de acompanhar audiência, alunos e servidores apresentarão ações da universidade - Foto: Agência AL
Nesta quinta-feira, 23, às 14h, será realizada audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) com o tema "Leis Orçamentárias LDO e LOA e os recursos financeiros para a Universidade do Estado de Santa Catarina".

O evento, que ocorrerá no Auditório Deputada Antonieta de Barros, em Florianópolis, contará com as presenças de gestores, professores, técnicos e alunos da Udesc, além de entidades estudantis e de classes da instituição.

Em abril, o Governo do Estado enviou projeto de lei à Alesc para reduzir em 10% o percentual de repasse por duodécimo dos demais poderes e também da Udesc, o que representa um corte superior a R$ 40 milhões no caso da universidade.

Proposta pela deputada Luciane Carminatti, a audiência discutirá o tema entre a comunidade acadêmica, a comunidade externa e os parlamentares, com transmissão ao vivo da TVAL, pela televisão e pela internet.

Além da audiência, haverá mostra de ações de ensino, pesquisa e extensão da Udesc em todo o Estado e apresentações culturais da universidade, entre as quais da Orquestra Acadêmica. Essas atividades ocorrerão no saguão e no segundo andar da Alesc (área externa).

Universidade pediu para ser excluída de projeto

Em reunião ocorrida na última quinta-feira, 16, a Udesc solicitou ao governo estadual que a instituição seja excluída do projeto de lei que corta 10% do seu orçamento.

A reunião contou com o secretário da Casa Civil, Douglas Borba, o vice-reitor da Udesc, Leandro Zvirtes, e o pró-reitor de Planejamento, Marcio Metzner. Também participaram o diretor-geral do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), Éverton Cancellier, e o vereador Pedro Silvestre, de Florianópolis.

No encontro, Borba afirmou que o Governo do Estado deseja abrir um canal de relacionamento com a Udesc e está sensível à questão, além de destacar que a universidade é parceira do Executivo.

Nos próximos dias, será agendada uma audiência com o governador, Carlos Moisés, para apresentação dos principais projetos da universidade e para diálogo sobre o duodécimo da Udesc.

O vice-reitor considerou positivo o resultado da reunião. "Observamos que o governo não quer afetar a universidade e sim a enxerga como parte do governo. Vamos ficar atentos aos próximos encaminhamentos da votação da LDO na Alesc", ressaltou Zvirtes.

A Udesc também tem recebido apoio de câmaras municipais em toda SC, por meio de moções contrárias ao projeto de lei do Governo do Estado no que se refere à universidade.

Mais informações

Siga as novidades da universidade pelo Facebook, Instagram, Twitter, Udesc em Rede, WhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ganhar conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 11
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h