Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/12/2021-13h56

Pa-Kua Udesc abre inscrições para curso de formação de instrutores de ioga

Curso gratuito terá dez meses de duração - Arte: Div.
A partir de fevereiro de 2022, o programa de extensão Pa-Kua Udesc, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizará uma formação de instrutores de ioga. A atividade é gratuita e as inscrições devem ser feitas pela internet. Acesse o formulário de inscrição.

Os alunos receberão certificado com reconhecimento internacional emitido pela Liga Internacional de Pa-Kua. As vagas são limitadas, e as aulas regulares ocorrerão semanalmente, no formato online.

O curso tem como objetivo capacitar o aluno para ser instrutor de ioga e ministrar aulas, com suporte e acompanhamento mesmo após a conclusão do curso. Além das aulas, serão realizadas oficinas online mensais e, trimestralmente, de forma presencial, para aprofundamento teórico e prático.  

As aulas são direcionadas e abrangem todos os níveis, do iniciante ao experiente, sem necessidade de experiência prévia, mas também adaptado aos alunos mais avançados.

Quatro módulos

O curso é indicado para quem quer aprender e se aprofundar no ioga chinês, para autoconhecimento ou para ministrar aulas, assim como para aqueles que já ministram aulas e buscam aprimoramento.

A atividade é dividida em quatro módulos, com carga total de 200 horas e duração de dez meses. As aulas iniciarão em fevereiro de 2022 e serão transmitidas ao vivo, com turmas de manhã, tarde e noite, conforme a disponibilidade dos alunos. Será emitido um certificado pela Liga Internacional de Pa-Kua para cada módulo concluído com êxito.

Cada módulo possui como requisito a conclusão do módulo anterior, com exceção do primeiro. Os certificados permitem a validação de créditos para universitários da Udesc.

Ioga chinês

O pa-kua é um conhecimento ancestral baseado nos estágios de mutação da natureza, seguindo a medicina tradicional chinesa. São trabalhados tanto ensinamentos físicos como teóricos. O ioga chinês é uma das modalidades de ensino desse conhecimento.

Nas aulas, são trabalhadas diversas posturas, que promovem maior longevidade para o corpo, trazendo flexibilidade, força e consciência corporal. Segundo os organizadores do curso, a prática proporciona melhora na qualidade de vida, porque não trabalha somente com o físico, mas também o mental e o energético, levando o praticante a se entender melhor, seu corpo, seus limites e sua relação com o mundo.

"As posturas refletem no dia a dia, representando resiliência, força, paciência, flexibilidade, coragem e muito mais. Se relacionam com os momentos que são enfrentados durante a vida e como a pessoa escolhe lidar com eles, tendo força, se adaptando, sendo flexível, se desafiando. É um caminho para o autoestudo."  

Equipe

A equipe é composta por mestres e instrutores qualificados e certificados pela Liga Internacional de Pa-Kua. Todos os integrantes possuem experiência com ioga chinês e participam da organização e condução de práticas e vivências que levam a modalidade aos mais diversos lugares.

O professor idealizador e coordenador do curso, Rogério Bodemüller Junior, é Mestre 4º Grau de Pa-Kua e tem mais de 20 anos de experiência na área.

Bodemüller é coordenador do programa de extensão Pa-Kua Udesc e do projeto de cultura Sintonize-se, ao qual está vinculada a formação de ioga. A ação tem apoio do Edital Campus da Cultura, da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex).

O Pa-Kua Udesc foi criado no Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), em Ibirama, e atualmente é vinculado ao Centro de Educação a Distância (Cead).

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail pakua@udesc.br e no Instagram.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009   
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Curso gratuito terá dez meses de duração
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h