Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/03/2017-17h47

Palestra de senadora marca início de comemoração dos dez anos da Udesc Planalto Norte

Evento de São Bento do Sul ocorreu na última sexta, no Centro Cultural Genésio Turek - Foto: Celia Penteado
As atividades de comemoração aos dez anos de criação do Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), tiveram início na última sexta-feira, 3, em São Bento do Sul.

A Orquestra Sinfônica São Bento do Sul e o Coral da Escola de Música Donaldo Ritzmann apresentaram um repertório musical popular para a comunidade, no Centro Cultural Genésio Turek. Na sequência, a senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS) fez uma palestra sobre ética, cidadania e sustentabilidade.

O reitor da universidade, Marcus Tomasi, esteve presente ao evento, assim como o deputado federal Esperidião Amin (PP-SC), o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Silvio Dreveck (PP-SC), o prefeito de São Bento do Sul, Magno Bollmann (PP), e o diretor-geral da Udesc Planalto Norte, Nilson Modro.

A solenidade também foi prestigiada por autoridades como o reitor da Udesc na gestão 2004-2008, Anselmo Fábio de Moraes, e o diretor-geral da Udesc Planalto Norte na gestão 2007-2011, Pio Campos Filho.

Ética, cidadania e sustentabilidade

"Não podemos continuar a tolerando a corrupção e a impunidade. Tampouco achar que uns são mais ou melhores que outros. A nossa sociedade tem que ser plural", destacou a senadora Ana Amélia na sua fala.

De acordo com a parlamentar, a ética começa por cada um de nós: "Temos que ter a atitude coerente para cobrar a pessoa que nos representa na política".

Formada em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Ana Amélia deixou o jornalismo depois de 40 anos no setor e foi eleita para o mandato em 2010.

Outras atividades comemorativas

No dia 8, às 19h,  também no Centro Cultural Genésio Turek, a programação prevê a apresentação do duo A Corda em Si, que lançou o segundo CD em 2014 e já fez shows em outros países da América do Sul. O repertório terá músicas de compositores consagrados como Elomar Figueira Melo, Dorival Caymmi e Caetano Veloso, além de canções autorais e brasileiras.

Às 19h30, o professor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) Josemar Soares, doutor em Filosofia do Direito, abordará o tema "Que sociedade é essa".

Especialista em Psicologia pela Universidade Estatal de São Petersburgo, na Rússia, o docente trabalha há dez anos com consultoria empresarial, principalmente com gestão de pessoas, desenvolvimento organizacional e mapeamento cultural.

Histórico

Segundo o diretor-geral da Udesc Planalto Norte, Nilson Modro, a unidade de ensino começou em 1º de março de 2007, tendo a identidade Ceplan, com as primeiras matrículas nos cursos de Sistemas de Informação e Tecnologia Mecânica - Modalidade Produção Industrial de Móveis.

Além disso, em 23 de março daquele ano, os professores e servidores foram transferidos para a unidade de São Bento do Sul, que antes era vinculada ao Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Udesc em Joinville.

A Udesc Planalto Norte foi criada com base na vocação da região conhecida como polo moveleiro do Sul do Brasil. Com isso, em 1994, surgiu o curso de Tecnologia Mecânica - Modalidade Produção Industrial de Móveis, vinculado à Udesc Joinville.

Uma década depois, a unidade de São Bento do Sul implantou o curso de Sistemas de Informação, também com foco em atender as demandas da economia regional.

Atualmente, são oferecidas duas graduações, Sistemas de Informação e Engenharia de Produção - Habilitação Mecânica, para cerca de 600 alunos. A partir de 2018, o centro terá sua primeira pós-graduação stricto sensu, o Mestrado Profissional em Engenharia e Gestão da Inovação.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Celia Penteado
E-mail: celia.penteado@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8007 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
  • Imagem 9
  • Imagem 10
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h