Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Centro de Ciências da Saúde e do Esporte

Notícia

23/11/2016-11h50

Palestra para alunos, técnicos e professores da Udesc Ibirama aborda depressão, ansiedade e estresse

 
Um total de 45 pessoas, entre alunos, técnicos, professores e comunidade em geral, assistiu nesta terça-feira, 22, a uma palestra sobre depressão, ansiedade e estresse, promovida pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama.

Realizada no Auditório da Udesc Ibirama, a palestra foi ministrada pela psicóloga Margarete Felippi, que é especialista em saúde mental e psicologia clínica (família, infância, adolescência e fase adulta) e atua no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e no Núcleo de Apoio à Saúde da Família de Ibirama.

Depressão

Segundo a psicóloga, o Brasil lidera o ranking mundial em número de depressivos, com cerca de 10% da população. O segundo é o Afeganistão. No país, a maior concentração reside na Região Sul, e o Rio Grande do Sul é o estado com maior número de casos, seguido de Santa Catarina. Já a população do Pará é a menos depressiva.

Margarete apontou ações preventivas como atitudes prazerosas, alimentação saudável, atividade física, círculos de amizade e sono com qualidade para evitar a depressão, a ansiedade e o estresse. 

Além disso, ela falou sobre a diferença entre tristeza e depressão. "Ficar triste dentro de um quadro como tirar nota baixa numa prova é normal. Agora, quando esse sintoma persistir e se tornar patológico, pode levar à depressão", afirmou.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h