Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/09/2017-15h17

Palestras, oficinas e exposições ocorrem na semana acadêmica da Udesc Cefid a partir desta segunda

Programação terá palestras sobre mercado de trabalho de Educação Física e de Fisioterapia - Foto: Jonas Pôrto
Estudantes de graduação e pós-graduação e professores do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, poderão participar da Semana de Integração Acadêmica, que ocorrerá entre esta segunda, 25, e quarta-feira, 27, com palestras, mesas-redondas, oficinas e apresentação de trabalhos.

A programação iniciará às 8h desta segunda-feira, com uma palestra sobre preparação multidisciplinar em esportes radicais.

Em seguida, às 10h, haverá a roda de conversa "Histórias de Sucesso", que trará profissionais das academias Top One e BK Training e do Instituto Guga Kuerten (IGK).

Para encerrar o primeiro dia, serão realizadas a palestra "A formação para o SUS e a inserção da Fisioterapia" e as mesas-redondas "Experiências profissionais na escola" e "Experiências profissionais na universidade e contextos informais".

Na terça-feira, 26, a partir das 9h, os docentes da unidade poderão assistir à palestra "Implementação do ensino centrado no aprendiz na formação inicial". Durante a tarde, ocorrerá o Encontro de Egressos de Fisioterapia, com depoimentos e trocas de experiências entre profissionais que passaram pela Udesc.

Além disso, para a comunidade acadêmica em geral, serão oferecidas duas oficinas, de circo e danças circulares, nos períodos matutino e noturno.

Na quarta-feira, a programação prevê duas oficinas e uma mesa-redonda. Das 14h às 17h30, ocorrerá a mesa-redonda "Residência Multiprofissional na Área de Saúde", e, às 18h30, iniciarão as oficinas sobre gênero e sexualidade e sobre ações e conteúdos étnicos raciais no contexto escolar.

Seminário científico na quarta

Como parte da Semana de Integração Acadêmica, será realizado o Seminário de Iniciação Científica (veja a programação) partir das 9h de quarta-feira. Confira os resumos dos 39 trabalhos que serão apresentados.

A lista inclui estudos sobre carreira de professor em Educação Física, atividade física para pessoas com deficiência, efeito da prática de exergames sobre o humor de crianças, idosos centenários da Grande Florianópolis e o brincar de crianças com transtorno do espectro autista.

Também haverá palestras do professor Bruno Gualano, da Universidade de São Paulo (USP), sobre atividade física e obesidade, e do professor Nivaldo Antonio Parizotto, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), sobre performance muscular por fotobiomodulação.

"Para que nosso evento consiga cumprir com o objetivo de aumentar a visibilidade dos projetos de pesquisa desenvolvidos na Udesc Cefid, é fundamental a participação de todos os alunos e professores e não só daqueles diretamente ligados aos trabalhos que serão apresentados", ressalta o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da unidade, Fabrizio Caputo.

A Semana de Integração Acadêmica da Udesc Cefid é organizada pelas direções de Ensino e de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc Cefid e pelos departamentos de Educação Física e de Fisioterapia. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3664-8600.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h