Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

23/10/2020-18h01

Parceria da Udesc Cefid produz mais de oito mil equipamentos para combate à pandemia

Foram feitos 8,7 mil equipamentos, como máscaras, balaclavas, aventais e  cápsulas de acrílico - Foto: Div.
Coordenada pelo Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), a campanha "Cuidando de quem cuida" produziu neste ano mais de oito mil equipamentos diversos para contribuir no combate à pandemia de Covid-19 na Grande Florianópolis.

A ação foi liderada pelo Departamento de Fisioterapia e contou com a participação de diversas organizações e profissionais (veja a lista abaixo).

Concluída nesta semana, a campanha produziu: 4.490 máscaras cirúrgicas; 1.882 balaclavas (toucas); 550 aventais; 9 cápsulas de acrílico; e 270 face shields.

Mais 1,5 mil máscaras cirúrgicas estão em produção para serem entregues ao Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago (HU), da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).  

Doações

Além do HU, os equipamentos foram doados ao Hospital Regional de São José Dr. Homero de Miranda Gomes, a unidades básicas de saúde, à Maternidade Carmela Dutra, ao Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) e ao Hospital Infantil Joana de Gusmão.

Segundo a chefe do Departamento da Fisioterapia, Elaine Paulin Ferrazeane, uma das principais motivações da ação foi ajudar hospitais que têm parceria com a Udesc Cefid, nos quais são realizados aulas práticas e estágios do curso de Fisioterapia. "Buscamos ajudar quem, além de cuidar das pessoas que precisam, tanto contribuem com nossas atividades", afirma a professora.

Além da Udesc Cefid, a campanha mobilizou:

  • 40 costureiras voluntárias da Grande Florianópolis
  • Os empreendimentos Top Screen Uniformes, Bush & Cia, Toque Mágico Aviamentos, Ponto Ecológico, Loja Veranea, Deslize, Ateliê Fina Costura, Korui e Ateliê LM Costura
  • O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito-10)
  • O Centro Universitário Estácio de Sá
  • Os cursos de Design da Udesc Ceart e da Ufsc
  • Defesa Civil de SC

"Agradecemos a todos que direta ou indiretamente nos auxiliaram. Apesar de todas as dificuldades, temos que continuar acreditando na solidariedade e no trabalho em grupo visando o bem maior", afirma Elaine.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Foram produzidos cerca de 8,7 mil equipamentos, como máscaras, balaclavas, aventais e  cápsulas de acrílico
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h