Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/03/2019-15h29

Parceria entre Udesc Oeste e Telessaúde apoiará educação permanente no Estado

Parceria foi fechada por meio do Grupo de Estudos sobre Trabalho e Saúde da Udesc Oeste - Foto: Div.
O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) fechou uma parceria com o Telessaúde-SC, ligado ao Programa Telessaúde Brasil, do Ministério da Saúde, com a finalidade de criar material pedagógico instrucional, utilizando recursos multimídia, e contribuir com a educação permanente em saúde no Estado.

Um dos objetivos da parceria é dar maior visibilidade à produção do Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde da Udesc, ofertado no Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), em Chapecó. 

O termo de compromisso entre as instituições foi assinado por meio do Grupo de Estudos sobre Trabalho e Saúde (Geestra), vinculado ao mestrado.

Atenção básica 

Segundo a professora Carine Vendruscolo, que coordena o projeto na Udesc Oeste, a proposta é criar uma base junto ao Telessaúde-SC, usando diferentes recursos de mídia, sobre temas no âmbito da atenção básica. "O termo de compromisso também incentiva a produção técnica científica da área da saúde, sobretudo da educação e gestão do trabalho em saúde", afirma a docente.

Com a parceria, serão oferecidos aos profissionais da atenção básica minicursos na modalidade a distância, em formato autoinstrucional, pelo qual o próprio aluno organiza seu tempo de estudo, no prazo determinado, conduzindo o processo de aprendizagem a partir da leitura dos materiais e realização das atividades.

Para cada minicurso proposto, serão elaborados materiais didáticos, em forma de apostilas e slides, com conteúdos complementares aos materiais em vídeo. O trabalho prevê ainda a realização de webpalestras sobre temas que contribuam com a educação permanente dos profissionais e gestores da Atenção Básica.

Primeiro curso em junho

Previsto para ocorrer em junho, o primeiro curso de curta duração terá como título "Tecnologias de Gestão na Atenção Primária à Saúde", criado a partir da produção da mestranda Carise Schneider, sob orientação da professora Letícia de Lima Trindade.

Outras propostas serão encaminhadas para o segundo semestre e para os próximos anos, envolvendo docentes e mestrandos. As aulas serão gravadas nas dependências do Telessaúde-SC, que é uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), em Florianópolis. 

Dissertação de mestrado

Segundo a professora Carine, o projeto da parceria surgiu durante a construção da dissertação de mestrado da acadêmica Mônica Ludwig Weber, da primeira turma do curso.

Carine e sua orientanda fazem parte da Comissão Integração Ensino-Serviço (Cies), da Macrorregião Oeste de SC, que tem, entre suas atribuições, a de "criar meios e estratégias de educação permanente que alcancem o maior número de profissionais".

A mestranda Saionara Vitória Barimacker também integra a Cies Oeste, o que tem possibilitado à região oportunidades de qualificação profissional na atenção primária à saúde, inclusive na área da Enfermagem.

Entre as professoras envolvidas na parceria, também estão a líder do Geestra, Letícia de Lima Trindade, Denise Antunes de Azambuja Zocche e Edlamar Kátia Adamy. As mestrandas participantes, além de Mônica, são Carise Schneider, Ana Paula Lopes da Rosa e Juliana Andréia Duarte Araújo.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Parceria foi fechada por meio do Grupo de Estudos sobre Trabalho e Saúde, da Udesc Oeste
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h