Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

29/11/2018-16h45

Pesquisa da Udesc Ibirama busca criar modelos para gestão de riscos e desastres

Pesquisadores farão modelo de gestão que agregue áreas pública, privada e comunidade - Foto: Divulg.

Criar modelos para gestão de riscos e desastres (GRD) é a finalidade de um projeto de pesquisa desenvolvido há dois anos por professores e alunos do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama.

Premiado no Salão de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) da Udesc Ibirama por dois anos (2017 e 2018), o projeto "Modelos estratégicos de gestão interorganizacional em serviços públicosanalisa sistemas usados no município.

Segundo um dos coordenadores da pesquisa, professor Marino Luiz Eyerkaufer, o objetivo do trabalho é criar "alternativas abrangentes, eficientes, eficazes e efetivas para a GRD, unindo as iniciativas pública e privada e a comunidade".

Realizada com apoio de gestores públicos da região de Ibirama, o projeto já analisou os modelos de gestão do setor público do município. Na etapa atual, os pesquisadores trabalham na proposição dos novos modelos.

Menos centralização

"Queremos desenvolver modelos de gestão interorganizacionais, em que os processos sejam menos centralizados e melhor distribuídos entre as pessoas que buscam solucionar problemas em rede", afirma Eyerkaufer, que está vinculado ao Departamento de Ciências Contábeis da Udesc Ibirama.

Segundo o professor, a democratização do poder e a decisão para o desenvolvimento das comunidades têm sido fatores importantes para o avanço nos instrumentos de gestão utilizados nos serviços públicos.

Também participam do projeto o professor Sérgio Marian, a bolsista de iniciação científica Bruna França Debroski, a pesquisadora voluntária Ana Carolina Sedlacek e um membro voluntário externo, Rodrigo Rengel.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Pesquisadores pretendem criar modelo de gestão em serviços públicos que agregue as áreas pública, privada e comunidade
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h