Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/12/2016-12h04

Pesquisa mede nível de consciência e respeito às normas de trânsito de alunos e servidores da Udesc Ibirama

Estudo foi divulgado no dia 9 - Foto: Sheyla Germano
Uma pesquisa da equipe de extensão do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama, com alunos e servidores da unidade analisou o nível de consciência e respeito às normas de trânsito.

Segundo o estudo, 57% dos entrevistados oferecem riscos aos pedestres, pois não respeitam a faixa de segurança, 45% reconheceram que nem sempre estão isentos da ingestão de bebidas alcoólicas ao dirigir e 5% admitiram que conduzem veículos sob o efeito de outras drogas.

A enquete foi realizada pelas servidoras Bernardete França, Fanni Wippel e Poliana Rossi Schafer Reblin de 8 a 11 de novembro, com a aplicação de 109 questionários sobre trânsito seguro durante a Semana de Proteção e Defesa Civil de Ibirama. O resultado foi divulgado em 9 de dezembro.

O trabalho foi elogiado pelo coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil de Ibirama, Fernando Jost, e  contou com a ajuda do professor Marino Luiz Eyerkaufer, que coordena o projeto de extensão Gestão de Riscos e de Desastres para a Sustentabilidade.

A maioria dos entrevistados tem 25 anos, é do sexo masculino, reside em Ibirama, possui habilitação, dirige há menos de cinco anos e conduz veículos todos os dias da semana.

Dados preocupantes

Quanto ao respeito aos limites de velocidade indicados nas rodovias, os dados levantados pela pequisa são preocupantes, segundo a equipe de extensão da Udesc Ibirama, já que apenas 21% dos condutores afirmaram que sempre respeitam os limites estabelecidos. Outro dado que também preocupa foi a constatação de que 45% dos condutores admitiram que realizam ultrapassagens indevidas. 

Um índice de 74% dos servidores e alunos da Udesc Ibirama consultados afirmou que usa celular e se envolve em outras distrações durante a direção, e 81% reconheceram que, em algum momento, dirigiram com sono, cansado ou estressado. Outro dado revelou que 67% dirigem com maior cautela em condições adversas, como chuva, neblina, cerração, durante a noite, buracos na pista, falta de iluminação e de sinalização.

A pesquisa revelou ainda que 13% dos entrevistados já foram responsáveis por acidentes de trânsito e que 41% deles foram vítimas.

Sono e cafeína

Ao comparar o resultado geral da pesquisa com o de pessoas que admitem dirigir com sono, cansado ou estressado, as autoras da enquete perceberam um aumento de 3% de motoristas causadores de algum acidente de trânsito.

Elas mencionam dados do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), que apontam que dirigir com sono é tão arriscado quanto sob o efeito de álcool e que a sonolência e o cansaço são responsáveis por 50% dos acidentes em rodovias.

O estudo destaca que o uso da cafeína não é a solução, pois, apesar de minimizar o sono, o produto não alivia o cansaço e contribui para diminuir os reflexos e o poder de decisão do motorista.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h