Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

26/03/2024-18h39

Pesquisadoras da Udesc Cefid apresentam pesquisa durante congresso na Argentina

Doutoranda Franciane Araldi (à esq.) e colaboradora do Laprapef, Thaís de Almeida (à dir.) - Foto: Divulg. 
Franciane Maria Araldi, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), participou do VII Congresso ALA: As antropologias feitas na América Latina e no Caribe em contextos urgentes: violências, privilégios e desigualdades, realizado em Rosário, na Argentina, entre 11 e 15 de março.

A doutoranda, orientada pelas professoras Alexandra Folle e Gelcemar Oliveira Farias, e a pesquisadora Thaís Rodrigues de Almeida representaram o Laboratório de Pesquisa em Práticas Pedagógicas da Educação Física (Laprapef) da Udesc Cefid no congresso.

Durante o evento, foi apresentado o trabalho “Mulheres nas arquibancadas de futebol e a diversidade do torcer”, com de autoria de Franciane Maria Araldi, Thaís Rodrigues de Almeida, Caroline Soares de Almeida e Carmen Rial.

O congresso, sediado na Universidade Nacional de Rosário, contou com discussões em grupos temáticos relacionados ao esporte e duas mesas-redondas com estudiosos renomados. 

As mesas de discussão abordaram temas como "A construção do campo da Antropologia dos Esportes na América Latina: análise dos privilégios e das desigualdades no cenário esportivo" e "Esporte, Gênero e Sexualidade". Esta última, contou a participação de Thaís Rodrigues de Almeida como debatedora.

Intercâmbio de saberes

De acordo com Franciane, a participação em eventos acadêmicos é essencial para a formação universitária, proporcionando oportunidades significativas de intercâmbio de conhecimento, enriquecimento do currículo e troca de experiências.

"Visitar outras universidades, conhecer pesquisadores de outros países e de diferentes estados do Brasil nos permite ampliar nossa compreensão da área da Educação Física".

Para Thaís de Almeida, colaboradora do Laprapef, a experiência de compartilhar saberes com pesquisadores de outras áreas e países ampliou as perspectivas de intercâmbios acadêmicos e de parcerias. "Considero um diferencial na formação acadêmica o diálogo com outras áreas do conhecimento que se imbricam à educação física, em especial nos estudos sócio antropológicos das práticas esportivas”, destaca.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 7
  • Imagem 8
  • Imagem 9
  • Imagem 10
  • Imagem 11
  • Imagem 12
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h