Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/08/2019-15h04

Pesquisadores da Udesc e da Itália são parceiros em estudos na área de Física

Parceiro de pesquisas de Hegele (à esq.), Scagliarini visitou Udesc Balneário Camboriú em julho - Foto: Div.

Uma parceria entre docentes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e de instituições de ensino italianas tem proporcionado, desde 2015, a realização de pesquisas em áreas da Física como dinâmica de fluidos, física computacional e sistemas complexos.

Na Udesc, o trabalho tem participação do professor Luiz Hegele, do Departamento de Engenharia do Petróleo do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), em Balneário Camboríu.

Na Itália, um dos parceiros é o pesquisador Andrea Scagliarini, do Instituto de Aplicação do Cálculo Mauro Picone, com quem Hegel publicou o artigo "High-Reynolds-number turbulent cavity flow using the Lattice Boltzmann method" na revista Physical Review E, importante periódico da área, no ano passado.

Visita em julho

Entre 12 e 19 de julho deste ano, Scagliarini esteve na Udesc Balneário Camboriú para aprofundar pesquisas sobre modelos térmicos. No dia 18, ele ministrou uma palestra sobre seu trabalho, intitulada "Modelling flowing matter: a 'voyage' through turbulence, foams, bacteria and back".


Hegele explica que o artigo, publicado em conjunto com pesquisadores da Universidade Duke, dos EUA, aborda a aplicação da dinâmica dos fluidos computacional de alta perfomance a escoamentos turbulentos.

"Nesta visita à Udesc, Scagliarini e eu focamos em modelos térmicos que exigem uma maior quantidade de informação e são, teórica e computacionalmente, mais complexos. A pesquisa prossegue e ainda temos muito por fazer", afirma o professor.

Início

O primeiro contato entre os pesquisadores ocorreu em 2010, quando Hegele conheceu os professores Scagliarini e Mauro Sbragaglia, que atuavam como participante e coordenador no projeto Droplets & Emulsions (Droemu), cuja abordagem tem como base os métodos mesoscópicos de Lattice Boltzmann.

A relação entre os temas abordados no Droemu e as pesquisas do professor Hegele rendeu um convite ao docente da Udesc, feita por Sbragaglia, para ministrar uma palestra na Universidade de Roma Tor Vergata, na Itália, em junho de 2015, dando início à parceria.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Parceiro de pesquisas de Hegele (à esq.), Scagliarini visitou Udesc em julho
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h