Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

21/10/2019-14h38

Pesquisadores da Udesc são premiados em congresso sul-brasileiro de Fisioterapia

Evento ocorreu em Gramado (RS) - Fotos: Divulgação
Professores e estudantes do Centro de Ciências da Saúde do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), participaram do 10º Congresso Sul-Brasileiro de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e em Terapia Intensiva (Sulbrafir), realizado de 17 a 19 de outubro em Gramado, no Rio Grande do Sul.

Além da atuação dos pesquisadores, o centro teve três estudos premiados: um na categoria "Apresentação Oral" e dois na categoria "Pôster" (veja lista abaixo).

Os trabalhos estão ligados ao Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFT), ao Laboratório de Pesquisa Experimental (Lapex) e ao Núcleo de Assistência, Ensino e Pesquisa em Reabilitação Pulmonar (Nureab).  

Atividades

Realizado pela Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (Assobrafir), o Sulbrafir contou com cinco cursos pré-congressos e diversas atividades no auditório da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs).

A programação incluiu palestras, conferências, mesas-redondas e cerimônias de abertura e encerramento, com premiação dos melhores trabalhos científicos.

Considerado o maior evento da área no Sul do País, o Sulbrafir ocorre a cada dois anos em um dos estados da região: Paraná, Santa Catarina ou Rio Grande do Sul.

Trabalhos da Udesc Cefid premiados no Sulbrafir:

  • "Evidências experimentais de declínio funcional e injúria pulmonar em um modelo animal de doença renal crônica",  segundo lugar na categoria "Apresentação Oral". Autoras: Débora Melissa Petry Moecke, Thaine Garlet, Jéssica Jorge Probst, Kelly Cattelan Bonorino, Scheila Iria Kraus, Marilia Gabriela Luciani, Monique da Silva Gevaerd e Deborah de Camargo Hizume Kunzler.
  • "O exercício aeróbio diminui a neuroinflamação e atenua distúrbios de comportamento em um modelo animal de asma", primeiro lugar na categoria "Pôster".  Autores: Gisele Henrique Cardoso Martins, Vitória Helena Kuhn de Campos, Alice Henrique dos Santos Sumar, Isabela Genaro, Valdir Noll, Alcir Luiz Dafre, Franciane Bobinski e Deborah de Camargo Hizume Kunzler.
  • "Relação entre sintomas de ansiedade e depressão e atividade física de vida diária de pacientes com DPOC", terceiro lugar na categoria "Pôster". Autoras: Júlia Zanotto, Anelise Bauer Munari, Suelen Roberta Klein, Jhenifer Schmidt, Thays de Souza Lima, Ana Lucia Marcelino da Silva e Anamaria Fleig Mayer.


Próxima edição

A 11ª edição do Sulbrafir será realizada em 2021, em Santa Catarina.

Professores da Udesc Cefid ligados à Assobrafir também participarão do 20º Simpósio Internacional de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (Sifr), maior evento da especialidade, que ocorrerá de 30 de setembro a 3 de outubro de 2020, no Centrosul, em Florianópolis.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Evento ocorreu em Gramado
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h