Inscrições para trabalhos audiovisuais estão abertas até o
final de julho. Imagem: Divulgação
A 10ª edição do Planeta.doc Festival está com inscrições abertas até o final de julho para autores de filmes, documentários e animações com foco em natureza, ciência, sociedade e sustentabilidade que queiram exibir suas obras no evento.
O festival, que conta com a parceria institucional da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), inclui a exibição de produções audiovisuais nacionais e internacionais, a realização da V Planeta.doc Conferência, o lançamento das plataformas Planeta na Escola e Planet.doc, além da segunda edição do Fórum Audiovisual de Natureza.
Os interessados podem inscrever seus trabalhos audiovisuais por meio da plataforma
Film Freeway.
Acesse aqui.
“Existe hoje uma desconexão entre a mídia, o conhecimento, a inovação e a ação social. O Festival busca reconstruir esses vínculos por meio da arte cinematográfica. Mostrar a realidade provoca debates e reflexões que inspiram soluções”, afirma a diretora do evento Mônica Linhares. “O cinema é um espelho da sociedade, e acreditamos em seu poder de formação e transformação social”, completa.
Planeta na Escola
Considerado um dos principais festivais da América Latina dedicados à temática socioambiental, o Planeta.doc Festival inicia sua programação em agosto, por meio do relançamento da plataforma de educação socioambiental
Planeta na Escola.
Através do site, educadores de todo o Brasil poderão acessar gratuitamente um catálogo com 50 novos filmes, voltados para temáticas como água, mudanças climáticas, biodiversidade, lixo zero e economia circular. A plataforma permite que cada docente tenha um perfil personalizado, com acesso a conteúdos, ferramentas e recursos pedagógicos interativos. É possível ainda criar conteúdos próprios, propor atividades de formação e colaborar com outros professores em projetos e soluções aplicadas à sala de aula.
Outra grande novidade é o lançamento da plataforma de
streaming Planet Doc, que visa ampliar o acesso de professores e estudantes universitários a filmes com foco socioambiental. A proposta, que conta com apoio da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) busca estimular o uso do cinema como ferramenta educativa e criar uma rede colaborativa entre instituições de ensino.
Planeta.doc Conferência
A programação para o grande público começa com a 5ª Planeta.doc Conferência, que será realizada entre 22 e 25 de setembro, na Udesc e na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. A conferência reúne cerca de 50 palestrantes em formato
ted-talks, oferecendo uma programação transdisciplinar que propõe novas reflexões sobre a relação entre sociedade e natureza, focando na regeneração ambiental.
As inscrições para ouvintes são gratuitas e podem ser feitas pela plataforma
Sympla.
Acesse aqui.
Entre os confirmados estão o economista Ladislau Dowbor, referência em economia do bem comum e políticas públicas inclusivas, e o cientista Renato Peixoto Dagnino, do Instituto de Geociências da Unicamp, especialista em ciência cidadã e tecnologias sociais.
Exibição de filmes
Entre os dias 25 de setembro e 25 de dezembro, o festival contará com a tradicional mostra de filmes, com exibições presenciais em Florianópolis, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, além da exibição online. Serão mais de 100 filmes, de vários países, que concorrerão aos prêmios Planeta.doc Brasil, Planeta Doc Santa Catarina e Planeta.doc Internacional.
“Acreditamos que o cinema e o audiovisual têm o poder de inspirar admiração e cuidado pelo nosso planeta vivo, aprofundar a compreensão do mundo ao nosso redor e mobilizar ações urgentes para restaurá-lo e protegê-lo. A mídia fortalece as transformações necessárias ao provocar empatia e engajamento por meio de grandes histórias humanas, paisagens, aventuras e descobertas científicas”, destaca Mônica Linhares.
A premiação dos melhores filmes acontece em 6 de dezembro, seguida do anúncio dos projetos selecionados no 1º Edital de Fomento ao Cinema Socioambiental.
Fórum Audiovisual de Natureza
Ao final do ciclo de exibições será realizada a segunda edição do Fórum Audiovisual de Natureza. Previsto para os dias 4 e 5 de dezembro, o evento reunirá produtoras de cinema de todo o Brasil, emissoras de televisão, plataformas de
streaming e representantes do setor para rodadas de negociação no Sapiens Parque, em Florianópolis.
A programação do fórum inclui
master classes, conferências e oficinas com especialistas e
players do mercado audiovisual nacional e internacional. A iniciativa visa impulsionar o mercado nacional e fortalecer a cadeia produtiva do audiovisual de temática socioambiental, científica e de natureza, ampliando as possibilidades de coprodução, licenciamento e distribuição de obras originais.
Sobre o Planeta.doc Festival
Com sede em Florianópolis, o Planeta.doc Festival recebe anualmente mais de 1.000 filmes de todo o mundo. De acordo com os organizadores, a missão do projeto é fortalecer narrativas que contribuam para a regeneração da vida na Terra, conectando ciência, arte, educação e inovação em prol da sustentabilidade e da justiça socioambiental.
A proposta foi selecionada pelo Prêmio Catarinense de Cinema, Edição Especial Lei Paulo Gustavo 2023, executada com recursos do governo federal e lei Paulo Gustavo de emergência cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.
Saiba mais em
planetadoc.com
Serviço:
O quê: 10ª edição do Planeta.doc Festival
Quando: Agosto a dezembro de 2025
Conferência: 22 a 25 de setembro, Udesc e UFSC
Fórum Audiovisual: 4 e 5 de dezembro, Sapiens Parque
Quanto: Gratuito
Inscrições para a conferência: Sympla
Inscrições de filmes: FilmFreeway
Assessoria de Comunicação da Udesc
*Com informações da assessoria de comunicação do Festival Planeta.Doc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8010