Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/09/2020-15h25

Podcast Intercâmbio traz experiência de aluna da Udesc em curso de formação de lideranças nos EUA

podcast Intercâmbio, com entrevistas, dicas e informações sobre mobilidade estudantil internacional e nacional, está com novo episódio disponível no site e nos principais aplicativos de áudio. Fernanda Terezinha da Silva fala sobre sua participação no programa Study in the U.S. Institutes (SUSI) for Students Leaders, nos Estados Unidos.

Aluna de Engenharia Mecânica da Udesc Joinville, Fernanda foi selecionada em 2018 entre estudantes de todo o país para uma das turmas do SUSI. Ela viajou em 2019 para participar de um programa de formação de líderes de cinco semanas, com despesas pagas pelo governo dos EUA, passando por três cidades americanas.

O programa do Departamento de Estado do governo americano seleciona anualmente, por meo dos centros do Education USA, 100 estudantes de todo o mundo (20 deles de um grupo de países que inclui o Brasil). A ideia é que, após a formação, os estudantes voltem a seus países e se engajem em projetos que façam diferença na realidade local.

Ouça aqui o episódio no Spotify

Ouça o episódio e assine também o canal no YouTube:



Fernanda estudou na Universidade de Washington, em Seattle (sede de corporações como Microsoft, Amazon e Boeing), onde também visitou também empresas e organizações da sociedade civil voltadas a projetos sociais. Participou de um estudo de campo em Milwaukee (no Estado de Wisconsin) e trocou ideias com diplomatas e colegas de todo o mundo em Washington DC.

De volta ao Brasil, criou programas sociais em Joinville  para envolver estudantes com o tema inovação e para incentivar a entrada de mulheres nas chamadas carreiras STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matémática).

Intercâmbio Live

Além de ser entrevistada no Episódio 16, Fernanda participou do Intercâmbio Live, um bate-papo ao vivo, na última quinta-feira, 17, com outros quatro  estudantes da Udesc. Todos também tinham experiências do tipo para contar e já tinham sido entrevistados no podcast: Alícia Cesário – que emendou um período em Sevilha (Espanha) com outro em Bologna (Itália) e falou no Episódio 8), Gabriel de Jesus (Aalen, Alemanha, Episódio 1), Vítor Petri (Lisboa, Portugal, Episódio 2) e Sofia Liz (FGV-SP, Episódio 3). 

Assista ao vídeo da live no YouTube

Podcast

Apresentado pelo jornalista Carlito Costa, o podcast é produzido pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc, em parceria com a Rádio Udesc FM. Nesta primeira temporada, o Intercâmbio tem um novo episódio publicado a cada duas semanas.

O Episódio 16 já está disponível no site do Intercâmbio e por meio de aplicativos móveis dos agregadores de podcasts, como Spotify, Deezer, Tune In, Apple e Google Podcasts, Overcast, Pocket Casts, Castbox e mais, além do Youtube (bit.ly/intercambioyoutube). Em udesc.br/esag/intercambiopodcast, há a lista completa de links para acessar o podcast nessas plataformas.

O Intercâmbio também está na programação da Udesc FM, no rádio e na internet em tempo real (udesc.br/radio/oucaonline).
  • Terça-feira, 18h – Udesc FM Joinville 91,9 (reprise no domingo, 18h15)
  • Quarta-feira, 8h – Udesc FM Lages 106,9 (reprise no sábado, 13h)
  • Quinta-feira, 23h – Udesc FM Florianópolis 100,1 (reprise no sábado, 9h)

Participe

Os ouvintes podem participar com comentários, sugestões e críticas no perfil do podcast no Instagram (@intercambiopodcast), onde também são publicadas informações sobre oportunidades de intercâmbios e bolsas de estudos, além dos anúncios de publicação de episódios.

Saiba mais em udesc.br/esag/intercambiopodcast.

Siga no instagram (@intercambiopodcast).

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 12
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h