Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/09/2020-11h32

Portal de Periódicos da Udesc estreia versão com melhorias funcionais e de design

Portal reúne todos os periódicos científicos da Udesc e pode ser usado para pesquisa de artigos e submissão de trabalhos, entre outras funções - Imagem: Reprod.
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) atualizou a plataforma do Portal de Periódicos para uma versão com melhorias funcionais e de design, visando proporcionar melhores experiências aos usuários do sistema (leitores, autores e editores). Acesse o portal.

O portal reúne todos os periódicos científicos da Udesc e pode ser usado por qualquer pessoa para pesquisa de artigos e submissão de trabalhos, entre outras funções.

O sistema da universidade utiliza a plataforma Open Journal Systems (OJS), um software de código aberto para o gerenciamento de publicações de revistas eletrônicas. Com a migração, a versão adotada passou a ser a OJS 3.

Elaborada pelo Public Knowledge Project (PKP) e traduzida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), a plataforma OJS faz desde o processo de submissão e avaliação online até a publicação.

Melhorias

As atualizações da nova versão incluem um novo design e funcionalidades que simplificam as atividades de editores e usuários, como a integração do Open Researcher and Contributor ID (Orcid), que funciona como identificador único persistente para cada autor, facilitando sua identificação e sua recuperação.

As alterações e as melhorias não alteram o processo editorial, que segue sendo realizado da mesma forma, da submissão à atribuição de avaliação pelos pares e publicação.  

O processo de atualização vinha sendo desenvolvido há cerca de um ano por um grupo de trabalho composto por membros da Biblioteca Universitária (BU), da Secretaria de Tecnologia da Informação e da Comunicação (Setic), da Coordenadoria de Informática do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) e do Setor de Periódicos do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed).

A migração para a nova versão foi concluída nesta quinta-feira, 3. Com isso, alguns recursos que estavam temporariamente indisponíveis durante o procedimento voltaram a ficar acessíveis.  

Capacitações

Servidores da Udesc que atuam como editores e demais interessados podem assistir capacitações online sobre as principais alterações contidas na nova plataforma no canal da BU no YouTube.

Ministrados pela técnica Marcela Reinhardt de Souza, bibliotecária da BU, e pelo técnico Anderson Mendes, do Setor de Periódicos da Udesc Faed, os treinamentos ocorreram em agosto e abordaram questões como gerenciamento do fluxo editorial e configurações do sistema.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail portal.periodicos@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Portal reúne todos os periódicos científicos da Udesc e pode ser usado para pesquisa de artigos e submissão de trabalhos, entre outras funções
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h