Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

04/09/2017-15h27

Prêmio Simplifica Udesc recebe ideias de alunos, professores e técnicos até esta terça

Soluções desburocratizarão processos em áreas como ensino, extensão e pesquisa - Foto: Jonas Pôrto
Acadêmicos, técnicos e professores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) poderão se inscrever no 2º Prêmio Simplifica Udesc até as 23h59 desta terça-feira, 5, e mostrar ideias para desburocratizar processos nas áreas de ensino, extensão, pesquisa e serviços.

O objetivo é engajar a comunidade acadêmica a apontar soluções para combater procedimentos que travam ou dificultam as atividades da Udesc e criar uma agenda de medidas prioritárias na gestão da universidade.

Para participar, é preciso preencher o formulário online apresentando um problema e propondo uma solução, que pode ser a extinção, a aplicação, a substituição ou a adequação do procedimento, entre outras opções.

A organização do prêmio ressalta que é possível apresentar a mesma proposta enviada na primeira edição do concurso caso ela não seja uma das premiadas.

Propostas selecionadas e premiação

Entre todas as ideias recebidas, serão selecionadas as dez mais qualificadas em cada categoria (alunos, técnicos e professores).

Dessas, serão escolhidas três propostas por categoria, e uma delas será definida como a vencedora geral na premiação, que está marcada para 26 de outubro, em sessão do Conselho Universitário (Consuni).

A premiação dessa edição terá novidades. Os autores das três melhores propostas de cada categoria receberão kit com pen drive, caneta, carregador de celular portátil e caneca térmica fornecidos pela patrocinadora da iniciativa, a Fundação Instituto Tecnológico de Joinville (Fitej). Já a melhor proposta geral ganhará um tablet, também oferecido pela Fitej.



Comissão e critérios de escolha

As propostas do 2º Prêmio Simplifica Udesc serão julgadas por duas comissões distintas. A comissão executiva, formada por técnicos da universidade, será responsável pela etapa eliminatória.

Já a comissão julgadora será composta por um aluno, um técnico, um professor, um integrante da Procuradoria Jurídica da Udesc, o pró-reitor de Planejamento, Leonardo Secchi, e o vice-reitor, Leandro Zvirtes.

Essa comissão também terá membros do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC) e das secretarias estaduais do Planejamento, Desenvolvimento Econômico Sustentável, Fazenda e Administração.

Os critérios utilizados para a escolha das propostas serão: relevância do problema identificado e qualidade da solução, com detalhamento; simplicidade de aplicação; viabilidade jurídica; ganhos potenciais; e menor custo.

Benefícios para toda a comunidade acadêmica

O legado da primeira edição do Simplifica Udesc beneficiou alunos, técnicos, professores e até os futuros estudantes da universidade. Das nove propostas premiadas, seis já foram colocadas em prática [confira as notícias relacionadas desta matéria] e as outras três estão em andamento.

Os acadêmicos agora conseguem, por exemplo, imprimir o histórico e o atestado de matrícula autenticados na internet e os novos alunos podem autenticar documentos diretamente no setor de matrícula, sem precisar procurar um cartório.

Já os servidores ganharam avanços como a simplificação dos procedimentos de diárias e viagens e de certidão negativa de débito (CND), que passou a ser emitida pelo próprio setor financeiro da instituição.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 3
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h