Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

23/03/2020-18h51

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc é contra corte de bolsas da Capes

PROPPG lamenta perda de bolsas e contesta portaria da Capes - Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom SC
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), emitiu nesta segunda-feira, 23, uma nota à comunidade acadêmica sobre o corte de bolsas de pós-graduação em virtude da Portaria nº 34/2020 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

Na nota, a pró-reitoria esclarece que a medida alterou os critérios e cálculos de distribuição de bolsas para os programas de pós-graduação de instituições de ensino superior no Brasil e gerou corte de bolsas na Udesc.

Confira na íntegra a nota e o posicionamento da PROPPG acerca do assunto:

"A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG) informa a comunidade acadêmica que no dia 18 de março recebeu o Ofício Circular nº 7/2020- GAB/PR/CAPES o qual comunica a publicação da Portaria nº 34, de 9 de março de 2020 da Capes que altera de forma substancial os critérios e  cálculos de distribuição de bolsas para os programas de pós-graduação das IES do Brasil e que produz um severo corte de bolsas na Udesc.

Em 2018, a Udesc recebia 406 bolsas CapesDemanda social. Ao final de 2019, em função da política de cortes que foi aplicada pela Capes, o total de bolsas da Udesc ficou reduzido a 353 bolsas, com perda de 53 bolsas. Agora em 2020, com esta nova portaria, a Udesc perde imediatamente mais 44 bolsas (35 de mestrado 9 de doutorado) e ao longo dos próximos meses perderá outras 83 bolsas (47 bolsas de mestrado e 36 bolsas de doutorado) que foram mantidas temporariamente como empréstimo até o fim do prazo de 12 meses registrado no SCBA.

De outra parte, devido também aos cálculos de ajustes de bolsas aos programas realizados pela Capes, esta nova portaria concede 41 bolsas novas (13 de mestrado e 28 de doutorado). Em resumo, entre 2018 e 2020, a Udesc entre bolsas canceladas e concedidas tem um saldo negativo de 98 bolsas, ou seja, de 25%.

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), através do Of. Nº 15/2020-PROPPG, manifestou seu descontentamento e desacordo com os termos na nova portaria e dos cortes produzidos na Udesc. Nas palavras do Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, prof. Dr. Antonio Vargas, 'fere de forma contundente os esforços que a Udesc tem realizado nos últimos anos para implantar programas de pós graduação e assim contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos catarinenses (...), desconsidera os esforços e prejudica as ações da Udesc empreendidos para melhoria dos programas e empurra parte expressiva de nossos discentes a uma situação de angústia e falta de suporte que são absolutamente prejudiciais para a obtenção de um bom trabalho científico'.

A PROPPG ainda destaca em sua manifestação à Capes que, em um momento que o país está sendo assolado pela COVID-19, as IES brasileiras necessitam apoio da Capes para que possam contribuir com a solução dos problemas causados por esta pandemia, justamente o contrário do que a Capes está fazendo com estas medidas.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG) também informa a comunidade acadêmica que o sistema de cadastramento de bolsas (SCBA) abriu somente no sábado dia 21 e fechará dia 27 de março, razão pela qual o setor de bolsas da PROPPG tem trabalhado incessantemente para realizar a inserção dos dados enviados pelos programas.

Por fim, a PROPPG esclarece a comunidade que, tanto o atual pró-reitor, Prof. Vargas, como a nova pró-reitora da gestão 2020-2024, profa. Dra. Letícia Sequinatto, seguem trabalhando junto com as demais IES através do Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação (FOPROP) para que a Capes reconsidere sua deliberação e reveja os termos na portaria divulgada."

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • PROPPG lamenta a perda de bolsas na Udesc e contesta nova portaria emitida pela Capes
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h