Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

29/05/2019-17h00

Professor da Udesc faz palestra sobre Congresso Mundial de Fisioterapia em 3 de junho

Professor apresentou na Suíça pesquisa sobre técnica para diminuir dor no pescoço e no ombro - Foto: Div.
Na próxima terça-feira, 3, às 18h, o Auditório do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, receberá palestra com o professor Gilmar Moraes Santos sobre sua participação no Congresso Mundial de Fisioterapia, realizado em Genebra, na Suíça, entre 10 e 13 de maio. A apresentação é aberta ao público, sem necessidade de inscrição.

O docente apresentou no evento o estudo "Mudanças na oxigenação muscular esquelética antes e após liberação miofascial de músculos trapézios: resultados preliminares", de autoria de Santos, Mayane Amorim dos Santos, Larissa Milani Brognoli Sinhorim, Janaína Wagner, Francisco de Paula Lemos e Anelise Sonza.

Segundo o docente, o trabalho aborda uma técnica de tratamento para dores no pescoço e no ombro, "uma desordem idiopática considerada comum na população geral, que compromete o músculo trapézio e seu revestimento viscoelástico, chamado fáscia".

A pesquisa buscou verificar se a liberação miofascial pode liberar a restrição tecidual, aumentando a oxigenação muscular e, consequentemente, diminuindo a dor e o desconforto na região.

Essa foi a terceira edição do Congresso Mundial de Fisioterapia da qual o docente participou – as anteriores foram em Singapura, em 2015, e na Cidade do Cabo, na África do Sul, em 2017. 

Sobre o evento

Realizado a cada dois anos pela Confederação Mundial de Fisioterapia, o congresso é o maior encontro internacional da área. Dezenove edições foram realizadas desde 1953.

A participação de Santos no congresso contou com auxílio do Programa de Auxílio à Participação em Eventos (Proeven), da Udesc. 

As palestras públicas vinculadas ao Proeven são gravadas e divulgadas em um canal do YouTube criado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG).

Mais informações sobre o Proeven podem ser obtidas com a PROPPG, pelo telefone (48) 3664-8170 e pelo e-mail proppg.reitoria@udesc.br.

Serviço

O QUÊ: Palestra pública com professor Gilmar Moraes Santos sobre participação no Congresso Mundial de Fisioterapia.
QUANDO: 3 de junho, às 18h.
ONDE: Auditório da Udesc Cefid, Rua Pascoal Simone, nº 358, Bairro Coqueiros, Florianópolis.
QUANTO: Gratuita, sem necessidade de inscrição.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Professor apresentou em evento na Suíça pesquisa sobre técnica para diminuir dores no pescoço e no ombro
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h