Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/07/2017-18h52

Professor da Udesc Laguna faz visita técnica à Estação Charles Darwin em Galápagos

Pedro Castilho acompanhou pesquisas em ilhas que têm quase duas mil espécies endêmicas - Foto: Div.
O professor Pedro Volkmer de Castilho, do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna, fez uma visita técnica de pesquisa nas Ilhas Galápagos, no Equador, entre 28 de junho e 9 de julho.

O objetivo foi trocar experiências com as equipes do Parque Nacional de Galápagos e da Estação Científica Charles Darwin a respeito das práticas de visitação, de política e gestão do uso de recursos naturais e de interação com a fauna, sobretudo com animais marinhos. 

Foi a primeira visita de Castilho ao arquipélago. Além de conhecer as principais ilhas – de Santa Cruz, Isabela e San Cristóbal, o professor teve contato com formações geológicas como vulcões, lagoas salinas, túneis de lava, praias e parcéis (recifes que aparecem na superfície).

Durante a viagem, Castilho também fez saídas de campo e acompanhou a rotina das pesquisas com as principais espécies das ilhas e o projeto para recuperar as populações de tartarugas gigantes de Galápagos nos centros de reprodução assistida.

Exemplos serão aplicados na universidade

Castilho, que é vinculado ao Departamento de Engenharia de Pesca e Ciências Biológicas da Udesc Laguna, conta que os exemplos de gestão pública, o suporte à visitação turística e a avaliação dos impactos da interação da visitação com a fauna motivaram a viagem ao local.

Segundo o professor, Laguna está inserida no contexto da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, que enfrenta desafios de gestão com a pesca e a observação de botos e baleias.

"A experiência nos permite avançar tecnicamente na proposição de pesquisas e modelos inovadores e sustentáveis de gestão dos recursos naturais", ressalta. 

Origem das espécies e Teoria da Evolução

O Arquipélago de Galápagos tem 58 ilhas a cerca de 965 quilômetros da costa continental do Equador que constituem uma reserva de vida selvagem e é considerado o principal laboratório vivo de biologia do mundo.

Das cerca de cinco mil espécies que habitam a região, aproximadamente duas mil são endêmicas, pois não se encontram em qualquer outro lugar do planeta, como as tartarugas gigantes e as iguanas terrestres.

Foi através da observação dos animais dessas ilhas que o naturalista britânico Charles Darwin começou a reunir as ideias que resultaram na publicação da obra "A Origem das Espécies" e no desenvolvimento da Teoria da Evolução, que explica a evolução biológica dos seres vivos.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h