Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

23/06/2017-16h05

Professor da Udesc Laguna participa de estudo sobre impacto de barcos em baleias

Pedro Castilho atua no Departamento de Engenharia de Pesca e Ciências Biológicas - Foto: Karina Groch
O professor Pedro Volkmer de Castilho, do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), participou na quarta-feira, 14, de uma avaliação do impacto de embarcações de turismo em baleias, realizada na Praia do Mar Grosso, em Laguna.

A avaliação faz parte de uma pesquisa científica, idealizada pela Udesc, que será feita ao longo dos próximos três anos na Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, que abrange nove municípios catarinenses.

O objetivo foi testar equipamentos que são usados na pesquisa e caracterizar o nível de ruídos subaquáticos, que são produzidos por embarcações e se tratam de um dos parâmetros mais nocivos às baleias. 

Integrantes do Projeto Baleia Franca e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também participaram da avaliação.

Etapas

A pesquisa terá três etapas. Na primeira, feita sem a baleia, os pesquisadores farão manobras pra simular situações reais, como acelerar a embarcação para medir o nível de ruído.

Depois de confirmar quais embarcações não causam reações negativas às baleias, os pesquisadores avaliarão se os animais alteram o comportamento, mudam o intervalo respiratório e se aproximam ou se afastam quando entram em contato com os barcos. 

A partir disso, determinarão qual seria a distância ideal das embarcações em relação às baleias. 

Na última etapa, serão discutidas questões relacionadas à gestão, por exemplo, da existência de hidrovias para as embarcações se deslocarem.

Locais de pesquisa

As atividades serão realizadas nas praias da Ribanceira, em Imbituba, e da Gamboa, em Garopaba, regiões com presença de baleias-francas. A proposta é mostrar quais embarcações estão aptas para o desenvolvimento das atividades de turismo em baleias e quais não estão.

"Queremos avaliar se a embarcação produz ruídos dentro do limiar auditivo desses animais ou se interfere na audição e na comunicação das baleias e, nesse caso, só poderia operar a uma certa distância", explica o professor Castilho, do Departamento de Engenharia de Pesca e Ciências Biológicas da Udesc Laguna.

O objetivo final da pesquisa, segundo o professor, é possibilitar a realização das atividades de turismo embarcado de observação de baleias da melhor forma.

A atividade ainda aguarda regulamentação e, para ser praticada corretamente, exige plano e monitoramento de ações, além de respeitar requisitos como ter observadores a bordo e em terra, para evitar impacto nos animais.

Segundo o professor da Udesc Laguna, a universidade auxiliará no treinamento de condutores de embarcações, ensinando-os, por exemplo, a se aproximar das baleias do modo mais adequado.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h