Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/12/2019-15h25

Professor da Udesc recebe comenda de Benemérito do Basquetebol Catarinense

Em 2020, professor Paulão (à direita) completará 50 anos dedicados à modalidade - Fotos: Divulgação
O professor Paulo Henrique Xavier de Souza, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foi homenageado com a comenda de Benemérito do Basquetebol Catarinense, concedida pela Federação Catarinense de Basketball pelos seus relevantes serviços prestados ao esporte no Estado.

A honraria foi entregue em solenidade realizada na noite da última sexta-feira, 6, na Arena Petry, em São José, com presença de mais de 300 convidados. Além de comendas de beneméritos e de grandes beneméritos, o evento teve as premiações de melhores do ano.

Ao todo, 15 novos membros entraram para o "Hall da Fama" do basquete catarinense, que chegou a marca de 115 homenageados.

O professor agradeceu a homenagem, destacando que "nunca receberia esse reconhecimento sozinho". "Como sempre digo, o basquete é um jogo coletivo. Agradeço aos professores, técnicos, colegas professores, parceiros de equipes e adversários, amigos dirigentes, alunos e destacadamente a minha família. Todos fazem parte deste momento que estou vivendo. O basquete faz parte da minha vida e devo muito à ele".

Cinco décadas

Docente do Departamento de Educação Física da Udesc Cefid, onde leciona as disciplinas de basquetebol dos cursos de graduação desde 1987, Paulo de Souza completará 50 anos dedicados ao esporte em 2020.

Passou por todas as funções na modalidade: foi atleta, auxiliar técnico, técnico, dirigente, chefe de delegação e coordenador de eventos locais, regionais e nacionais, além de ser pesquisador e extensionista na área. Já atuou como palestrante em evento internacional e apresentou trabalhos acadêmicos em Portugal, na Argentina e no Brasil. Também participou de clínicas, estágios e intercâmbio no País, nos EUA, na Itália, no México e no Chile.


Na universidade, coordena o programa de extensão Basquetebol Para Todos e teve cargos administrativos como o de pró-reitor comunitário da Udesc e o de diretor-geral da Udesc Cefid por oito anos.

Foi membro da comissão técnica da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU) na Universíade de Kazan, na Rússia, e da delegação brasileira na Universíade de Belgrado, na Sérvia.

Sua formação inclui graduação em Educação Física (licenciatura), Especialização em Educação Física Aplicada a Deficientes e Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Udesc Cefid.  

Mérito desportivo

Em 2018, Paulo de Souza também foi homenageado com a comenda do mérito desportivo pelo Conselho Estadual de Esporte (CED/SC). A honraria é dedicada a pessoas que contribuíram nacional e internacionalmente para o desenvolvimento do esporte catarinense.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Professor Paulão (à dir.) completará 50 anos dedicados ao basquete em 2020
  • Imagem 7
  • Imagem 8
  • Imagem 9
  • Imagem 10
  • Imagem 11
  • Imagem 12
  • Paulão e Maria Paula Gonçalves da Silva, a Magic Paula
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h