Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/11/2016-11h04

Professora da Udesc será palestrante de seminário online sobre violência sexual contra adolescentes

A professora Vera Márcia Marques Santos, do Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), será uma das palestrantes de um seminário online sobre violência sexual contra adolescentes na próxima terça-feira, 29, às 19h.

O evento está sendo organizado pelo projeto Web Educação Sexual 2016, realizado em parceria da Universidade de Lisboa e do Instituto Universitário da Maia (Ismai), de Portugal, com o Laboratório de Educação e Sexualidade (Labedusex), da Udesc Cead. A participação exige inscrição prévia na internet.

Vera, que é coordenadora do Labedusex e atua na área de educação com ênfase em sexualidade humana, falará sobre a formação de professores na atuação diante do fenômeno da violência sexual contra adolescentes.

As outras palestrantes serão duas professoras do Ismai: Marisalva Fávero, que atua como investigadora nas áreas da sexualidade e ciclo vital e violência sexual, e Diana Martins, autora do estudo "Piropo [cantada] em contextos públicos: galanteio ou violência?".

Problema de saúde

Segundo a professora Vera Marques, a violência sexual na infância e na adolescência configura-se como um dos mais sérios problemas de saúde. "Isso se revela pela sua elevada prevalência e porque expõe a vítima a diferentes riscos que comprometem sua saúde física e mental, com elevado impacto no desempenho e na vida acadêmica da vítima", diz.

Ela destaca que, durante o seminário, serão apresentados dados e reflexões sobre o assédio sexual de rua por pessoas desconhecidas, vulgarmente conhecido no Brasil como "cantada" e em Portugal como "piropo".

O seminário pretende partilhar reflexões, analisando se as pessoas consideram a cantada uma forma de assédio sexual e se são vítimas ou sofrem as mesmas consequências que as vítimas de outras formas de violência sexual.

"Vamos dirigir nosso olhar sobre a formação de professores para o desenvolvimento de trabalhos intencionais sobre a violência sexual com os/as adolescentes e uma reflexão também sobre as características específicas das gerações X e Y", acrescenta.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010


galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h