Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

11/10/2016-17h17

Professoras da Udesc lançam livro sobre artistas contemporâneas nesta quinta, na Fundação Badesc

Obra aborda artistas de dois séculos - Arte: Divulg.
As professoras Sandra Makowiecky e Rosângela Cherem, do Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), organizaram o livro "Artistas contemporâneas na teoria e história da arte", que será lançado na quinta-feira, 13, às 19h, na Fundação Badesc, em Florianópolis.

O projeto foi viabilizado através do selo editorial da Associação de Arte Educadores de Santa Catarina (Aaesc) e faz parte da coleção "Jandira Lorenz de Teoria e História da Arte". Por essa ação, a entidade visa contribuir para a qualificação da formação dos professores de arte e homenagear a professora aposentada Jandira Lorenz, da Udesc.

De acordo com Sandra, a primeira parte do livro é resultado de uma parceria docente junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Udesc Ceart, por meio do seminário "História da arte como operação de hipertexto", que foi ministrado por Rosangela. 

"Entre outros tópicos, abordou-se a história da arte e seu alcance: eternos retornos ou avanço sobre inquietações", diz a ministrante, explicando que o tema faz parte do projeto de pesquisa "Maneiras de arquivar, modos de experimentar, paradoxos e singularidades do gesto artístico na contemporaneidade".

Já a segunda parte do livro tem artigos da pesquisa "Imagem acontecimento: contemporizações da modernidade artística em Santa Catarina".

O estudo, que foi realizado simultaneamente com o projeto "Maneiras de arquivar, modos de experimentar, paradoxos e singularidades do gesto artístico na contemporaneidade", analisa artistas dos século 20 e 21, principalmente os que trabalham, estudam, ensinam ou expõem em SC.

Sobre as autoras

Sandra Makowiecky é professora de História e Teoria da Arte e tem experiência na área de Artes, atuando principalmente com arte, cultura, artes plásticas, representação, imagem, memória, patrimônio histórico, cidades e ensino. Atualmente é professora de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) em Artes Visuais da Udesc Ceart. 

É coordenadora do Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Udesc, e coordenadora-líder do grupo de pesquisa "História da arte: imagem- acontecimento".

Atualmente desenvolve a pesquisa "Imagem-acontecimento: contemporizações da modernidade artística em Santa Catarina" e é membro de associações nacionais e internacionais de críticos de arte (Abca e Aica) e da Associação Nacional de Pesquisadores de Artes Plásticas (Anpap). 

Rosângela Cherem é professora de História e Teoria da Arte na graduação e na pós-graduação em Artes Visuais na Udesc Ceart e lidera o Grupo de Estudos de Percepções e Sensibilidades.

A docente orienta, tem pesquisas e publicações sobre história das sensibilidades e percepções modernas e contemporâneas. Hoje desenvolve a pesquisa "Maneiras de arquivar, modos de experimentar, paradoxos e singularidades do gesto artístico na contemporaneidade".

Serviço:

O QUÊ: Lançamento do livro "Artistas contemporâneas na teoria e história da arte", organizado pelas professoras Sandra Makowiecky e Rosângela Cherem.
QUANDO: Terça-feira, 13, às 19h.
ONDE: Fundação Badesc, Rua Visconde de Ouro Preto, nº 216, Centro, Florianópolis.
QUANTO: Evento gratuito.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Celia Penteado
E-mail: celia.penteado@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8007  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h