Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

30/04/2020-19h17

Professoras da Udesc Oeste são voluntárias em curso sobre Covid-19 para setor da saúde

Capacitação também é apoiada pela Fiesc - Foto: OMS
Quatro professoras do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), estão atuando como tutoras voluntárias em um curso a distância sobre o novo coronavírus oferecido pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina para profissionais da área.

Clarissa Bohrer da Silva e Lucimare Ferraz, do Departamento de Enfermagem, Fernanda Fabiana Ledra, do Departamento de Engenharia Química, e Jackeline Karsten Kirinus, do Departamento de Zootecnia, atenderam ao pedido feito pela Diretoria de Educação Permanente em Saúde, do Governo do Estado, à universidade e estão auxiliando no curso "Abordagem às pessoas com sintomas respiratórios na vigência da pandemia por Covid-19 na atenção primária à saúde".

Fernanda explica que, "como moderadoras no curso, o nosso objetivo é sanar as dúvidas dos alunos e ser um elo entre eles e a Secretaria de Estado da Saúde, incentivando-os a concluir a capacitação".

A equipe acabou de finalizar a tutoria nas 15 primeiras turmas oferecidas. Mais de 1,9 mil profissionais, a maioria da atenção primária à saúde, já se inscreveram nessa primeira fase de formação.

Agora, outras quatro novas turmas estão abertas no portal EducaSaúde SC e mais quatro professoras da Udesc Oeste já se disponibilizaram para o trabalho voluntário: Danielle Bezerra Cabral, Denise Zocche, Rosana Amora Ascari e Sandra Mara Marin.

"Sabemos que este momento de enfrentamento da Covid-19 é muito delicado. Quando a solicitação foi realizada, atendi prontamente, pois acredito que, quando pedem nossa ajuda, devemos, como cidadãos e bons professores, estar prontos para auxiliar no que for necessário", afirma Jackeline.

Conteúdo

Com duração de 20 horas, o curso de qualificação busca a implementação do plano de contingência para o controle da Covid-19 em Santa Catarina.

Ao longo das aulas, são abordados temas como: a situação epidemiológica da Covid-19 no Brasil e em Santa Catarina; medidas para evitar o contágio na atenção primária à saúde; e manifestações clínicas da doença, diagnóstico e fluxograma de atendimento.

Mais informações

Para mais informações sobre o curso, acesse o portal do EducaSaúde SC.

Confira todas as ações desenvolvidas pela Udesc no combate à pandemia do novo coronavírus no site udesc.br/coronavirus.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h