Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

08/09/2020-11h13

Professores da Udesc Cefid editam revista científica nacional sobre Covid-19

Edição especial aborda atuação da Fisioterapia Cardiorrespiratória e em Terapia Intensiva no enfrentamento da Covid-19 - Imagem: Reprodução
Os professores Darlan Laurício Matte e Marlus Karsten, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), atuaram como editores de uma série especial da Revista Assobrafir Ciência, periódico científico da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (Assobrafir), sobre a Covid-19. Acesse a publicação

Além de integral a comissão editorial junto com Rafael Mesquita, da Universidade Federal do Ceará (UFC), e Karina Couto Furlanetto, da Universidade Norte do Paraná (Unopar), Matte e Karsten também são coautores, cada um, de cinco dos 26 artigos da série,

A edição especial aborda a atuação da Fisioterapia Cardiorrespiratória e em Terapia Intensiva no enfrentamento da Covid-19 e foi produzida, de acordo com a associação, "em respeito ao delicado momento vivido pela sociedade e com intuito de colaborar nesse período de muitas incertezas".

"Estimulando e facilitando o aprimoramento do conhecimento nas especialidades, cumprimos nosso papel científico e social", afirmam os editores.

Protagonismo

Para Matte, a publicação denota o protagonismo da Assobrafir. "É um trabalho realizado com muita dedicação e empenho do comitê criado pela associação para combate à Covid-19, parabéns a todos os envolvidos", afirma.

Karsten classificou o resultado como excelente e também destacou a atuação do comitê e o "belo trabalho em equipe" realizado por autores, revisores e editores.

Comitê nacional

Desde abril, Karsten e Matte integram o comitê criado pela Assobrafir, com 13 integrantes de dez estados, para auxiliar no combate à pandemia do novo coronavírus. O grupo é coordenado por Karsten, que é diretor científico da associação.    

O principal objetivo do comitê é assessorar a executiva nacional da entidade nas ações relativas à pandemia, incluindo o monitoramento ampliado de informações a respeito da Covid-19 (especialmente as relacionadas à atuação fisioterapêutica), e a organização de posicionamentos e informativos oficiais da Assobrafir, além da revisão dos documentos publicados e da representação da associação.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Edição especial aborda atuação da Fisioterapia Cardiorrespiratória e em Terapia Intensiva no enfrentamento da Covid-19
 
ENDEREÇO
Rua Pascoal Simone, 358 - Coqueiros - Florianópolis - SC
CEP: 88080-350
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8600
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Horário de atendimento:  07h às 19h